Quando o América entrar em campo quinta-feira (17), no Independência, para encarar o Amazonas, pela terceira rodada da Série B, terá um reencontro especial com o atacante Rodrigo Varanda, que chegou a decretar sua 'aposentadoria' dos gramados no ano passado.

Em setembro de 2024, antes mesmo de completar 22 anos, Rodrigo Varanda, que estava emprestado pelo América ao Santa Clara, de Portugal, surpreendeu o mundo da bola ao anunciar que abandonaria o futebol.

O atleta usou as redes sociais para afirmar que precisava 'cuidar da saúde mental'. "Deixo bem claro que a decisão foi toda minha. Vou cuidar da minha saúde mental, dos meus filhos. Sei que é difícil para muitas pessoas, para meus empresários, os clubes que trabalhei também. Sei que é difícil para todo mundo. Todo mundo acreditava no meu potencial", afirmou na ocasião. 

Em comum acordo, o jogador teve o contrato com o América rescindido.

RETOMADA

A 'aposentadoria' dos gramados, entretanto, acabou durando pouco. Após chegar a disputar algumas competições no futebol de várzea, em troca de 'cachês', Rodrigo Varanda voltou a atuar profissionalmente em janeiro deste ano.

A primeira oportunidade veio pelo São José, que disputava a série A2 do Paulistão. Rapidamente, Varanda se destacou e, no início de março, recebeu o convite para se transferir para o Amazonas.

Na equipe amazonense, Rodrigo Varanda já fez sete jogos, tendo marcado dois gols, um deles na final do Estadual, sendo decisivo para a conquista do título.



Nos dois jogos do Amazonas na atual Série B (derrota para o Goiás e empate com a Ferroviária), começou como titular, mas acabou substituído.

Se for mantido no time pelo técnico Eduardo Barros, encontrará vários amigos no Independência. Afinal, Rodrigo Varanda foi companheiro de boa parte dos jogadores que integram o atual elenco do América: os goleiros Jori, Dalberson e Cássio, os laterais Marlon e Paulinho, os zagueiros Ricardo Silva, Pedro Barcelos e Julio, os volantes Alê e Felipe Amaral, o meia Benítez e o atacante Fabinho.

TRAJETÓRIA

Revelado nas categorias de base do Corinthians, Rodrigo Varanda veio para o América por empréstimo, em 2023, inicialmente para atuar na equipe sub-20.

Entretanto, logo se destacou e 'foi puxado' para o grupo profissional. Participaria de jogos da equipe na disputa das Copa do Brasil e Sul-Americana e no Brasileirão, quando marcou gols nas vitórias sobre São Paulo e Santos.

No ano seguinte, disputou o Mineiro pelo América, ficando marcado por ter feito um dos gols da vitória de 2 a 0 sobre o Cruzeiro, poucos minutos após entrar em campo.

Ao balançar as redes no clássico, o irrevente jogador comemorou de forma considerada 'provocativa' pelos adversários, provocando inclusive um princípio de confusão.

Pouco tempo depois, Varanda teve o empréstimo anunciado ao Santa Clara. 

Varanda pelo América

28 jogos, 3 gols, 3 assistências

Em 2023

Copa do Brasil - 1 jogo
Sul-Americana - 8 jogos, 2 assistências
Brasileirão - 12 jogos, 2 gols, 1 assistência

Em 2024
Mineiro - 7 jogos, 1 gol