O América tropeçou pela sexta vez na Série B do Campeonato Brasileiro e, agora, vê o rebaixamento ainda mais de perto. Na noite deste sábado (2/8), o Coelho foi derrotado por 2 a 1 pelo Botafogo-SP, na Arena Santa Cruz, em Ribeirão Preto, pela 20ª rodada da competição. O resultado mantém a equipe mineira com 21 pontos, na 16ª colocação, sendo a primeira fora da zona de rebaixamento.

Com a vitória, o Pantera  que também vinha de cinco jogos sem vencer chega aos 21 pontos, na décima oitava posição. Já o América, se vê na corda bamba: basta um empate do Volta Redonda contra o Cuiabá na segunda-feira (4/8), ou uma vitória do Paysandu contra o Atlético-PR na manhã de amanhã (3/8), ou um triunfo do Amazonas sobre o Goiás ainda neste sábado, para que o Coelho enfim entre no Z-4.

O jogo


O América começou melhor, com postura ofensiva, pressionando e tendo mais posse de bola. Logo aos três minutos, Miguelito sofreu falta perigosa de Ericson, que recebeu cartão amarelo. Willian Bigode cobrou com perigo, mas mandou para fora.

Apesar do bom início, o Coelho viu o adversário abrir o placar aos 20 minutos do primeiro tempo. Após boa jogada de Jonathan Cafu, Léo Gamalho subiu mais que a defesa e cabeceou forte. O goleiro Dalberson ainda tentou salvar, mas o VAR confirmou que a bola cruzou a linha: 1 a 0 para o Pantera. Gamalho não marcava desde fevereiro.

O América reagiu e empatou aos 34 minutos. Após cruzamento de Willian Bigode e falha da zaga paulista, Elizari ajeitou e Miguelito finalizou com categoria para deixar tudo igual: 1 a 1.

O segundo tempo reservou emoções e dois pênaltis, um para cada lado. Aos 18 minutos, Willian Bigode caiu na área após dividida com Jonathan Cafu, e após análise do VAR, o árbitro marcou pênalti para o América. O próprio Bigode cobrou, mas o goleiro Victor Souza profetizou "Bigode, eu te estudei" e defendeu - duas vezes, inclusive no rebote.

Pouco depois, aos 21, foi a vez do Botafogo-SP ter um pênalti a seu favor, após toque de mão de Lucão na área. Léo Gamalho cobrou com precisão no ângulo esquerdo de Dalberson e colocou o Pantera novamente em vantagem: 2 a 1.

O Coelho ainda tentou o empate em cobrança de falta de Ortiz e finalizações de Elizari e Miguelito, mas Victor Souza continuou sendo o nome da partida. 

A próxima partida do Coelho será diante do Remo, em Belo Horizonte no dia 9 de agosto, às 16h.