O segundo turno do Campeonato Brasileiro começa neste fim de semana e o América, 15º colocado na tabela de classificação, entra em campo no domingo (31), às 18h, na Arena Independência, contra o Avaí, e terá que melhorar seu aproveitamento para continuar na primeira divisão pelo terceiro ano consecutivo.

Segundo o matemático Moacir Martinez, o alviverde, no momento com 21 pontos, terá que conquistar aproximadamente 24 pontos para fugir do rebaixamento, o que equivale a oito vitórias, 42% de aproveitamento. Ou seja, precisa ganhar oito partidas em 19 para ficar mais perto do seu objetivo na temporada.

Vale lembrar que ao longo da competição a projeção pode ser alterada, já que o campeonato evolui e uma equipe pode precisar de mais ou menos de 45 pontos para se salvar.

Como mandante, o Coelho tem 51,85% de aproveitamento, com quatro vitórias, dois empates e três derrotas. Já o desempenho como visitante é mais preocupante, são sete derrotas, um empate e apenas duas vitórias. No primeiro turno o América saiu de campo vitorioso em seis oportunidades, quase metade do que produziu o líder Palmeiras.

A maior dificuldade da equipe mineira tem sido as finalizações, por isso, amarga o pior ataque do torneio, com 13 gols. O alento do torcedor é que o time possa repetir a arrancada no Brasileirão que ocorreu no ano passado, quando o Coelho terminou o primeiro turno na 17ª posição, e garantindo o oitavo lugar na última rodada.