Pela primeira vez em três participações do clube no Campeonato Brasileiro disputado no sistema de pontos corridos, o América consegue encerrar o turno da competição fora da zona de rebaixamento. Nas duas vezes anteriores, em 2011 e 2016, o Coelho havia terminado as 19 primeiras rodadas na última colocação na tabela de classificação.
Em 2011, o América conquistou 13 pontos. Foram duas vitórias, sete empates e dez derrotas. Em 2016, o alviverde também somou 13 pontos, com três vitórias, quatro empates e 12 derrotas. Nas duas oportunidades o clube acabou rebaixado à Série B. A atual campanha do alviverde na competição já é superior a estas duas temporadas, uma vez que, em 18 jogos, o Coelho tem 21 pontos, com seis vitórias, três empates e nove derrotas.
“Com certeza, encerrar a primeira parte da Série A fora da zona do rebaixamento é importante. Quanto mais longe ficarmos do Z-4, melhor. Quando se chega a essa situação, as coisas tendem a se complicar cada vez mais. Então, temos que terminar o turno bem, com uma vitória, ainda mais por ser um compromisso dentro de casa”, afirmou o meia Gerson Magrão.
Objetivo. O América começa a última rodada do primeiro turno em 11º lugar, com três pontos a mais do que o Santos, primeiro clube na zona de rebaixamento. Se perder para o Fluminense e o Peixe vencer Sport, os times ficam com 23 pontos, mas o Coelho levaria vantagem sobre a equipe paulista no critério número de vitórias (seis a cinco). Um triunfo sobre o tricolor carioca também deixa o alviverde com mais da metade dos pontos necessários para evitar o rebaixamento.
A projeção é de que a equipe que conseguir somar 46 pontos acaba com qualquer risco de disputar a Série B em 2019. Se chegar aos 24 pontos na partida do final de semana contra o Fluminense, o América precisaria contabilizar mais 22 pontos no returno para se safar, o que representaria vencer sete e empatar um dos 19 compromissos pelo returno do Campeonato Brasileiro.
“Desde o início a gente sempre deixou claro que o objetivo maior é a permanência na Série A. Estamos conseguindo ficar longe da zona de rebaixamento e vamos procurar concretizar esta meta jogo a jogo. Depois, quando atingirmos este objetivo, vamos poder começar a programar outras metas”, declarou o meia Ruy.
Se terminar o Brasileiro em até o12º lugar, o América garante ainda uma vaga na Copa Sul-Americana do ano que vem. Seria um prêmio para o clube, que pela primeira vez em sua história teria a oportunidade de disputar uma competição internacional.