MUDANÇA

Atlético: confira os bastidores da saída de Jemerson do Galo para o Grêmio

Saiba detalhes da negociação que levou o zagueiro atleticano para o Sul do país

Por Edivaldo Miranda e Wallace Graciano
Publicado em 22 de maio de 2024 | 17:21
 
 
 

O Grêmio, de fato, insistiu muito para ter o zagueiro Jemerson, de 31 anos, em Porto Alegre. Não à toa, conseguiu tirar o defensor do Atlético após duas investidas, sendo a primeira em abril, e a última desde a semana passada, conseguindo êxito após acenar com uma proposta de cerca de R$ 3,8 milhões para o clube. Porém, era praticamente certo que o beque deixaria o Galo nesta janela, por causa da sensação interna de que o ciclo estava encerrado.

Explica-se: Jemerson nunca escondeu o carinho pelo Atlético, clube que o revelou. Não à toa, chegou a negociar com o clube, após deixar o Monaco, da França, que o tirou de Minas em 2016, e, após deixar o Corinthians, quando, enfim, voltou à Cidade do Galo, em meados de 2022. Porém, a segunda passagem, que era recheada de expectativas, foi uma grande frustração.

Em um primeiro momento, o próprio atleta entendeu que estava aquém do que poderia jogar e já mostrou. Porém, com o tempo, apesar de recuperar a titularidade ainda em 2023, o atleta foi sendo alvo de protestos constantes da torcida, muito depois dos infortúnios contra o arquirrival Cruzeiro.

A diretoria chegou a se reunir com o atleta, reforçando sua confiança e o próprio Jemerson chegou a acenar que queria dar a volta por cima. Tanto que conseguiu corresponder às expectativas, ganhando a confiança de Gabriel Milito, que chegou em abril e colocou o jogador como titular absoluto. 

Entretanto, algumas críticas ainda existiam e, após vários clubes sondarem sua situação junto ao Galo, o jogador entendeu que era melhor para as três partes que o ciclo se encerrasse aqui. Na cabeça de Jemerson, a chance de um pequeno descuido tomar uma proporção maior era grande, devido às lembranças da torcida. Assim, não seria bom para ele e seus companheiros ficarem expostos. 

Além do Grêmio, o Botafogo e o Athletico Paranaense sondaram o jogador e avançaram nas negociações. Porém, o atleta gostou do projeto do clube gaúcho, além da procura e da insistência do tricolor em tê-lo. 

Revelado pelo Galo em 2013, Jemerson deixou o clube três anos depois rumo ao Monaco como um dos melhores jogadores da função no país. Na época, ele foi negociado por 11 milhões de euros, cerca de RS 60 milhões na cotação atual da moeda europeia. Em 2018, ele chegou a brigar pela quarta vaga de Tite rumo a Copa do Mundo, porém perdeu a corrida para Geromel, justo com quem disputará vaga agora no Grêmio.

Após passar pelo Monaco, Corinthians e Metz, também da França, o zagueiro retornou para o Atlético em junho de 2022. Ao todo, nas duas passagens, o jogador disputou 185 partidas e marcou 8 gols com o manto atleticano. Ele faturou a Copa Libertadores (2013), a Copa do Brasil (2014), a Recopa Sul-Americana (2014) e ainda conquistou quatro Campeonatos Mineiros (2013, 2015, 2023 e 2024).

Sem Jemerson, o Galo deverá ir ao mercado para reforçar a zaga. Atualmente, Milito conta com Maurício Lemos, Igor Rabello, Bruno Fuchs e o jovem Rômulo. Além deles, o comandante tem improvisado Battaglia no setor. A expectativa é que o Atlético acerte o retorno de Júnior Alonso, ídolo do clube, e que está no Krasnodar, da Rússia. Porém, ele só poderia atuar a partir de 10 de julho, quando abre a janela de transferências. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!