A turbulência vivida pelo Atlético no momento atual também esteve presente na temporada passada, quando o Galo ficou dez jogos sem vencer, sendo cinco derrotas e cinco empates. O alívio em 2023 veio justamente contra o São Paulo, na vitória alvinegra por 2 a 0, no estádio Morumbi, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. 

Naquela oportunidade o triunfo atleticano foi alcançado com gols de Hulk e Pavón. Matheus Mendes, que vem atuando como titular da equipe, também começou jogando no duelo do ano passado e teve atuação decisiva. O Galo comandado pelo técnico Felipão foi a campo com Mendes, Saravia, Igor Rabello, Jemerson (Lemos) e Guilherme Arana; Battaglia, Otávio, Pavón (Edenilson) e Hyoran (Patrick); Paulinho (Igor Gomes) e Hulk (Alan Franco). 

O próximo adversário do Atlético é justamente o São Paulo. As equipes se enfrentam na quinta-feira (11), às 21h30, na Arena MRV, pela 16ª rodada do Brasileirão. O jejum do time mineiro não é tão grande como no ano passado, mas o momento é ruim. A equipe do técnico Gabriel Milito venceu apenas dois dos últimos dez jogos pela competição nacional. São quatro derrotas e quatro empates.

No estádio atleticano o desempenho é ainda mais preocupante. Com aproveitamento de 33%, o quarto pior do campeonato, o Galo tem apenas uma vitória e amarga quatro empates e duas derrotas. O Atlético está em 12° lugar, com 18 pontos.

Para o confronto desta quinta (11), o Galo terá o retorno do lateral Guilherme Arana, que estava a serviço da Seleção Brasileira para a disputa da Copa América. O zagueiro Rômulo também volta após cumprir suspensão. Existe ainda a possibilidade do retorno do lateral Saravia, que está na transição física, e poderá ser relacionado para a partida.