O Procurador-Geral do estado de Minas Gerais, Jarbas Soares, anunciou que o Ministério Público (MPMG) vai investigar os gestos racistas feitos por um torcedor do Atlético e flagrados por um dirigente do San Lorenzo durante o jogo da noite desta terça-feira (20), na Arena MRV.

Por meio de sua conta pessoal no Instagram, Jarbas disse que acionou a Promotoria de Direitos Humanos do MP para atuar no caso. “Estou solicitando a atuação da Promotoria de Justiça de Direitos Humanos e o apoio da Coordenadoria de Combate ao Racismo e do Observatório da Democracia do Ministério Público. Esse ato ofende a história do Atlético, marcada pelo preto e branco da sua camisa, as cores que unem todas as raças”, disse. 

As imagens foram compartilhadas pelo secretário geral do San Lorenzo, Pablo Garcia Largo em suas redes sociais. No vídeo, um pequeno grupo de jovens torcedores do Atlético aparece fazendo gestos em direção ao local em que a torcida do San Lorenzo estava localizada no estádio.

Na legenda, o cartola argentino citou diretamente a Conmebol, organizadora da competição, e cobrou punicões ao Atlético. "Isto não é racismo? Esperamos o mesmo tratamento e as mesmas punições que já impuseram ao clube do qual sou secretário até hoje. Filmado desde o camarote cedido pelo Atlético Mineiro", citou na postagem.

O caso aconteceu no mesmo jogo em que a torcida atleticana fez um mosaico protestando contra as atitudes racistas dos torcedores argentinos. 

O mosaico continha os dizeres “No to racism” - não ao racismo, em inglês. Torcedores passaram a madrugada desta terça-feira (20) montando todo o projeto no estádio, que ocupou as partes inferiores e superiores do setor Inter Leste da Arena MRV.

Antes do jogo, do lado de fora da Arena MRV, os visitantes foram recebidos com faixas esticadas e mensagens escritas nas ruas que dão acesso à entrada dos visitantes condenando as atitudes racistas. 

Racismo na Argentina

No duelo de ida entre as equipes, em Buenos Aires, na semana passada, torcedores do San Lorenzo foram flagrados nas arquibancadas do estádio El Nuevo Gasómetro fazendo gestos racistas em direção à torcida do Atlético.

Nas imagens, era possível ver torcedores fazendo gestos imitando macacos e também passando a mão no braço para se referir à cor da pele dos brasileiros. Um dos torcedores flagrados nas imagens chegou a ser detido pela polícia argentina.

Torcedores do Atético que estiveram no estádio também acabaram detidos por terem rasgado notas de peso argentino como forma de revidar as provocações da torcida adversária, fazendo referência, de forma pejorativa, à crise econômica vivida pelo país vizinho.

Já no duelo de volta entre as equipes, na Arena MRV, na noite desta terça (20), a torcida do Atlético montou um mosaico especial nas arquibancadas, com os seguintes dizeres: "No to racism (não ao racismo, em inglês).

Do lado de fora do estádio também foram pixadas algumas frases de ordem contra os torcedores do San Lorenzo, tais como "racistas não são bem-vindos" e "fogo nos racistas".