O técnico Cuca tem utilizado o meio-campista Alan Franco como primeiro volante neste início de temporada. O argentino Fausto Vera foi o titular da posição nos amistosos contra o Cruzeiro e Orlando City, nos Estados Unidos, mas nas três rodadas do Campeonato Mineiro em que o Atlético utilizou força máxima, o equatoriano foi o escolhido para exercer a função.
Alan Franco tem 122 jogos pelo Galo e atuou na maioria das vezes como segundo volante. Com o técnico Gabriel Milito chegou a jogar mais adiantado em algumas partidas. Cuca, no entanto, tem utilizado o jogador mais recuado e está satisfeito com o desempenho do atleta.
"Alan franco está jogando bem na posição, haja vista que tomamos um gol em cinco jogos e não temos levado grandes sustos. Ele está bem. Hoje as chances mais claras do Athletic foram em erros nossos de saída de bola, não diretamente dele. Ele também sente a sequência de jogos, ele não está pronto para uma sequência tão dura como tivemos. Em seis dias foram três jogos em campos pesados", avaliou o treinador após a vitória do Galo por 1 a 0 sobre o Athletic nessa terça-feira (4/2), no Mineirão.
Outra opção no elenco para fazer a função é o volante Otávio, que chegou a ser titular do time antes da chegada de Fausto Vera, em julho de 2024. Apesar de não ter sido titular ainda com Cuca este ano, o jogador entrou no segundo tempo das partidas contra o Villa Nova e Athletic. Ele avalia como normal a disputa com os companheiros.
"Sabemos que temos um ano todo pela frente, muitos jogos e a temporada está apenas começando. Claro que queremos atuar sempre, mas faz parte. É o momento do Franco jogar. Durante o ano tem a rotatividade. O importante é o clube conquistar os objetivos, as vitórias e quando tiver a opção de jogar é ganhar, conquistar nosso espaço e dar confiança ao professor Cuca", disse o volante Otávio.
Para o clássico contra o Cruzeiro no próximo domingo (9/2), o meio de campo do Galo deverá ser escalado com Alan Franco, Gabriel Menino, Rubens e Gustavo Scarpa.