Depois de um começo de temporada que culminou no título do Campeonato Mineiro, o Atlético amarga uma sequência de quatro jogos sem vencer e, querendo voltar à coluna das vitórias, recebe o Deportes Iquique, às 21h30 desta quinta-feira (9), pela segunda rodada da Copa Sul-Americana, no Mineirão.
O Atlético está há quatro partidas sem vitórias. Foram duas derrotas, contra o América, no jogo de volta da final do Campeonato Mineiro e para o Grêmio, na estreia do Brasileiro. E dois empates, contra o Cienciano, no primeiro jogo da Sul-Americana e no último domingo (6), contra o São Paulo, pela segunda rodada do Brasileirão.
Mesmo precisando sair dessa sequência negativa, o técnico Cuca deve poupar alguns titulares na partida. No primeiro jogo da Sul-Americana, no empate contra o Cienciano, Cuca poupou Natanael e Arana. A partida foi numa altitude de quase 3.600 metros e o desgaste acumulado nos jogadores pode fazer com que o técnico tome a mesma decisão diante do rival chileno. Junior Alonso e Gabriel Menino, que jogaram grande parte das partidas do Atlético no ano até aqui, podem ser poupados.
O desfalque do Atlético fica por conta de sua torcida. Punido pela Conmebol por causa dos fatos ocorridos no duelo contra o River Plate, na semifinal da Libertadores do ano passado, o Galo não vai poder ter a presença de sua torcida em campo.
Mesmo assim, o Galo precisa dos três pontos para ficar bem colocado no grupo. Nessa terça-feira (8), Caracas e Cienciano empataram. Com uma vitória, o Atlético pode terminar a rodada como líder do grupo H.
Já o Iquique está em crise. No Campeonato Chileno, conquistou apenas um ponto na competição nacional. São seis jogos, com cinco derrotas e um empate. A sequência ruim culminou na demissão do técnico Miguel Ramírez na última quarta-feira (2). Contra o Atlético, a equipe será comandada interinamente por Rodrigo Guerrero.
A última vitória da equipe foi na primeira partida da segunda fase preliminar da Copa Libertadores, contra o Santa Fé, no dia 18 de fevereiro, por 2 a 1. O Iquique acabou avançando nos pênaltis contra a equipe colombiana no jogo de volta, mas acabou sendo eliminado na terceira fase, contra o Alianza Lima (PER) e delegado para a Sul-Americana.
Na última semana, contra o Caracas, o Iquique perdeu em casa e de virada para o Caracas, por 2 a 1, na estreia da Sul-Americana. A derrota faz o time chileno amargar, também, a lanterna do grupo H.