O Atlético pode ganhar força extra para o clássico de maneira inusitada, devido a uma provocação feita por torcedores do Cruzeiro na Arena MRV. O entorno do estádio atleticano, palco da primeira partida entre os times pelas quartas de final da Copa do Brasil, marcada para 19h30 desta quarta-feira (27/8), amanheceu coberto por milho.
Segundo o astrólogo e tarólogo Victor Valentim, a provocação em referência ao mascote alvinegro pode trazer sorte para o mandante. "O milho sempre foi usado como provocação no futebol contra o Atlético, mas, se a gente olha pelo lado da magia, isso é bem curioso. O milho é um grão sagrado, ligado à fartura, prosperidade e também à cura", afirmou à reportagem de O TEMPO Sports.
O tarólogo relembrou que, segundo as crenças da Umbanda e do Candomblé, o orixá Obaluaê costuma receber pipoca como "símbolo de transformação e limpeza espiritual". O deus iorubá e das religiões afro-brasileiras é associado à cura e às doenças, simbolizando também a vida e a morte.
"Mesmo sendo usado como deboche, o ato de jogar milho também carrega, sem querer, uma energia coletiva de abundância e multiplicação", explicou Victor Valentim. "É como se fosse um ritual inconsciente, onde aquilo que seria provocação também traz força mágica", acrescentou o astrólogo e tarólogo.
O Atlético já chegou a usar o costume do rival como forma de provocação, após conquistar o pentacampeonato Mineiro, em abril deste ano. “Joga milho que pipoca taça” publicou o Galo após vencer diante de um Mineirão lotado de cruzeirenses, por 3 a 1, com gols de Saravia, Hulk e Scarpa.
Atlético x Cruzeiro
Atlético e Cruzeiro se enfrentam pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, às 19h30, na Arena MRV, com operação especial de trânsito para o clássico. A segunda e decisiva partida será disputada no dia 11 de setembro, também às 19h30, no Mineirão. Esta é a terceira vez que as equipes se encontram pela competição.