Sampaoli retorna ao Atlético para sua segunda passagem com um elenco já pronto e sem a possibilidade de contratar novos jogadores, já que a janela de transferências está fechada. O novo técnico alvinegro é conhecido por sempre pedir reforços aos clubes que o contrata e, desta vez, vai enfrentar uma realidade diferente.
Ao chegar ao Atlético em 2020, Sampaoli ajudou a reformular todo o elenco com seus pedidos. Grande parte do time campeão do Brasileirão e da Copa do Brasil em 2021 foi montada pelo técnico argentino.
Nesta temporada, o Atlético já fez grandes investimentos, como em Júnior Santos e Rony, e, com a janela de transferências fechada, o treinador não poderá reformular o time neste primeiro momento. Na coletiva de imprensa realizada neste sábado (6), Sampaoli explicou sua visão do elenco alvinegro.
“Quando nós chegamos em 2020, boa parte dos jogadores foram escolhidos por nós. Agora, teremos que nos adaptar às capacidades dos jogadores que foram contratados neste último ano e avaliar, no futuro, quais deles podem se encaixar no que temos como ideias para a equipe. Consideramos que temos jogadores com capacidade para poder competir nas três competições com uma ideia diferente de jogo. Temos atletas que contam com inteligência, velocidade e valentia. Assim, vamos analisar neste contexto para poder corrigir o que faltar na próxima janela de transferências”, disse Sampaoli.
Mesmo com a janela de transferências fechada, o Atlético pode trazer jogadores que estão livres no mercado. Entretanto, em um primeiro momento, nenhum nome foi pedido pelo treinador.
Sampaoli retornou ao Atlético após quatro anos e assinou um contrato até o final de 2027. Em sua primeira passagem, entre 2020 e 2021, Jorge treinou o clube em 44 partidas, com 26 vitórias, oito derrotas e dez empates, um aproveitamento 66,4%.