O Atlético, por meio do presidente Sérgio Coelho, divulgou neste domingo (8) um relatório sobre os trabalhos que estão sendo realizados nas categorias de base do clube. O objetivo é profissionalizar ainda mais a base para revelar novos taletos no futebol.
De acordo com o alvinegro, esse é um projeto de resultados a médio e longo prazo com investimentos, por exemplo, na estruturação da base, modernização de equipamentos e qualificação dos atletas.
Algumas das novidades apresentadas pelo Galo para 2023 são: aumento no número de avaliações dos atletas, passando de semestrais para trimestrais; aumento de 48% no investimento em relação a 2022; contrato com seis núcleos de formação e parceria com outros 20; aumento do número de teste (estimativa de 4.000); instalação de grama sintética dos campos 2 e 3 da Cidade do Galo e realização de peneiras.
O Atlético também informou que desenvolveu uma plataforma para receber vídeos curtos, de 3 a 5 minutos, de jovens interessados em fazer testes nas categorias de base do Galo. Uma equipe irá avaliar o material recebido e selecionar os atletas com maior potencial para participar das peneiras.
Os critérios de avaliação consideram o desempenho dos atletas durante os treinos e jogos, além do comportamento extracampo. Essa análise será feita por uma comissão técnica da categoria que o jogador deseja ingressar. Ou seja, o treinador, o coordenador técnico, o coordenador de captação, um psicólogo e o Centro de Informação do Galo (CIGA) participarão dessa análise.
As notas distribuídas aos jovens serão: nível A (Atleta diferenciado, com potencial para se tornar craque); nível B (Bom desempenho. Tem projeção, mas precisa evoluir em alguns aspectos); nível C (Desempenho regular. Dúvida se tem projeção para a categoria de cima); nível D (Desempenho abaixo do esperado); nível E (Esteve presente do departamento médico e não foi avaliado.
Outra novidade é que, a partir de fevereiro, o clube mineiro promoverá visitas periódicas aos atletas da base, na Cidade do Galo. Conselheiros e jornalistas poderão participar desta visita para conhecer de perto a estrutura do local e o trabalho realizado.
Um dos quatro representantes de Minas Gerais na Copa São Paulo de Futebol Júnior, maior competição de base do país, o Galinho, que está no Grupo 27, já garantiu vaga na próxima fase do torneio com uma rodada de antecedência. O alvinegro, líder do grupo, entra em campo na próxima terça (10), às 15h, contra o Água Santa, em Diadema.