Além de manter o sonho do título, o Atlético assegurou a melhor campanha do returno do Campeonato Brasileiro de 2023 ao vencer o São Paulo por 2 a 1 no Mineirão. Com 39 pontos somados em 18 jogos, o Galo não pode mais ser ultrapassado por Palmeiras e Flamengo, que somaram 32 e 31 pontos, respectivamente, e ainda têm duas partidas pela frente.
O desempenho do Atlético no returno é de título, com 72,22%, praticamente o mesmo que o clube teve durante todo o campeonato de 2021, quando encerrou um jejum de 50 anos ao somar 84 pontos (73,7% de aproveitamento). No turno deste ano, no entanto, o Galo teve um aproveitamento de 47,33%, somando 27 pontos.
O técnico Luiz Felipe Scolari, em entrevista coletiva após a vitória sobre o tricolor paulista, evitou lamentar os pontos desperdiçados no início de seu trabalho, quando chegou a amargar uma sequência de sete jogos sem vitória no Campeonato Brasileiro.
"Se tivéssemos vencido tal jogo, poderíamos ter perdido outros. Não podemos lamentar agora. Às vezes acontece quando estamos prevendo, às vezes não", citando a canção "My Way", de Frank Sinatra. "Faça e erre, mas faça. Vamos ver o que acontece", disse Felipão.
Além de ser detentor da melhor campanha do returno, o Atlético possui a melhor defesa do Campeonato Brasileiro, com 28 gols sofridos, seguido por Cruzeiro (31) e Palmeiras (32). O ataque do Palmeiras, no entanto, é o melhor da competição, com 62 gols marcados, enquanto o Galo ocupa a quinta posição, com 51.
O desempenho faz com que o Palmeiras leve vantagem sobre o Atlético no critério saldo de gols, mesmo em igualdade de pontuação. A diferença atualmente é de sete gols. Com isso, o Galo precisa torcer por dois tropeços do Verdão, contra Fluminense no Allianz Parque e Cruzeiro no Mineirão.
Outro jogo que interessa ao Galo é Botafogo x Cruzeiro, que se enfrentam às 18h30 no Engenhão. Em caso de vitória, a equipe carioca pode igualar a pontuação do Atlético, mas passaria à frente no saldo de gols.
O Atlético encerra a temporada contra o Bahia na próxima quarta-feira (6), na Arena Fonte Nova, em Salvador.