Além de uma revanche das semifinais de 2021, o mata-mata entre Atlético e Palmeiras, pelas quartas de final da Libertadores, que começa nesta quarta-feira (3), no Mineirão, marcará o reencontro de dois velhos rivais.
De um lado estará Hulk, do outro, o técnico Abel Ferreira. O atacante do Galo e o treinador do Palmeiras se conhecem de longa data. A rivalidade entre eles vem dos tempos de Hulk quando defendeu a camisa do Porto, de Portugal.
O camisa 7 do Galo jogou 4 temporadas pelo time português (entre 2008 e 2012) e chegou a jogar contra Abel Ferreira antes de o atual técnico palmeirense encerrar a carreira como lateral direito do Sporting, tradicional clube de Lisboa, em 2011.
Hulk e Abel Ferreira tiveram a oportunidade de se enfrentarem em cinco clássicos de Portugal, com 3 vitórias para o Porto de Hulk e 1 triunfo para o Sporting de Abel Ferreira.
Apenas um jogo entre as equipes portuguesas então defendidas por Hulk e Abel Ferreira terminou empatado por 1 a 1. Foi no ano de 2008, no mata-mata pela Taça de Portugal, no dia 9 de novembro de 2008, na casa do Sporting, o estádio João Alvalade, em Lisboa. Na ocasião, o time do então lateral direito Abel Ferreira saiu na frente com um gol do atacante brasileiro Liedson.
Sporting de Abel Ferreira saiu na frente:
No segundo tempo, o Porto empatou o jogo com um gol dele: Hulk, que estava amarelado e acabou expulso no tempo extra por simular um pênalti. Não tinha VAR naquela época, mas o juizão estava atento e decidiu punir o atual craque do Galo.
Hulk empatou contra o time de Abel Ferreira:
Com o jogo empatado no tempo normal e na prorrogação, a decisão da vaga foi para a disputa de pênaltis. Aí quem brilhou foi outro brasileiro, o goleiro Helton, ex-Vasco e seleção brasileira. Ele defendeu duas cobranças do Sporting, inclusive a última, batida pelo atual técnico do Palmeiras, e selou a classificação do Porto de Hulk para a próxima fase da Taça de Portugal.