A fase de Ricardo Oliveira realmente não é das melhores. O centroavante alvinegro ganhou uma oportunidade do técnico Rodrigo Santana, tomou o lugar de Alerrandro e voltou a ser titular do Atlético nesta noite, no duelo de ida das oitavas de final da Copa Sul-americana contra o Botafogo, no Estádio Nilton Santos, mas novamente não foi bem.

No primeiro tempo, ele perdeu uma grande chance de gol ao errar uma cabeçada sozinho dentro da área adversária. No entanto, o lance que mais chamou atenção ocorreu aos 11 minutos da etapa final. Dentro da pequena área, sozinho, sem goleiro e de frente para o gol, Ricardo Oliveira conseguiu perder uma oportunidade incrível de balançar as redes após receber bom passe de Otero.

O atacante acabou substituído aos 27 minutos do segundo tempo, dando lugar a Papagaio e ampliando um incômodo jejum. Ricardo Oliveira não marca há 13 jogos, desde a vitória alvinegra sobre o Avaí, por  2 a 1, na primeira rodada do Campeonato Brasileiro, no longínquo 27 de abril. Ele também perdeu um pênalti contra a Chapecoense.