O jogo entre Atlético e Ipatinga, válido pelo Campeonato Mineiro e realizado na noite deste sábado (4), no Ipatingão, na cidade do Vale do Aço foi literalmente quente. Mesmo a partida tendo sido realizada de noite, o calor estava muito grande, segundo relatos de torcedores.
 
Algumas pessoas passaram mal com a alta temperatura e tiveram que ser atendidas pelo Samu. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros de Ipatinga confirmaram a informação. O árbitro do jogo, Paulo Cesar Zanovelli, relatou em sua súmula que, na volta do intervalo, a equipe médica da partida estava atendendo uma torcedora de 20 anos por hipertensão.
 
Nas redes sociais, não faltaram queixas sobre o calorão. Um torcedor afirmou que até a água comercializada pelos bares e ambulantes no estádio acabou.  Um atleticano que foi assistiu a vitória do Galo por 1 x 0 no Ipatingão e não quis se identificar afirmou : "Vi algumas pessoas passando mal. Acabou a água antes de começar o jogo. Tinha gente assistindo ao jogo nos corredores.  Colocaram 15 mil torcedores do Atlético num espaço que cabia 10 mil. Apenas no segundo tempo arredaram a torcida do Ipatinga para acomodar os atleticanos", contou.
 
De acordo com o capitão Douglas Tomaz dos Santos, da Polícia Militar de Ipatinga, a quantidade de ingressos vendida foi adequada à capacidade do estádio. "Foram colocados  à venda 50% de ingressos para o Atlético e 50% para o Ipatinga. Só que muita gente que comprou ingressos na cota do Ipatinga, acabou ficando do lado do Atlético o que acabou gerando essa 'superlotação'. E como estava muito quente aqui em Ipatinga e muita gente junta, tivemos algumas ocorrências de pessoas passando mal", revela o militar.
 
Ainda segundo o capitão, o remanejamento das torcidas aconteceu entre o fim do primeiro tempo e o começo do intervalo, e que não houve relato de nenhuma confusão entre torcedores.
 
 
No Twitter não faltaram reclamações por conta da desorganização. 
 

 

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Ipatinga, que administra o Ipatingão, divulgou uma nota lamentando o ocorrido e informando que a responsabilidade do evento não é do município.

"A Prefeitura Municipal de Ipatinga vem a público para prestar esclarecimentos e, ao mesmo tempo, expressar o seu lamento por fatos desagradáveis que ocorreram na noite deste sábado (4), por ocasião da partida entre Ipatinga e Atlético, no Ipatingão, pelo módulo 1 do Campeonato Mineiro.

A responsabilidade integral do certame é do time Ipatinga FC, com coordenação da Federação Mineira de Futebol (FMF), não tendo participação direta da Prefeitura que, apesar disso, procurou contribuir de diversas formas para uma maior assistência ao público, nos limites de suas prerrogativas. 

Vale ressaltar também que a venda e troca de ingressos foi de completa responsabilidade do time anfitrião da partida. Quanto à entrada ao estádio, foram disponibilizados pela organização do evento seis portões de acesso e abertos com 3h de antecedência para que não houvesse grandes transtornos, sendo feito o possível para que a situação de aglomeração que ocorreu fosse rapidamente resolvida. 

De qualquer modo, o governo municipal sempre se ocupa e se preocupa com o bem-estar e acolhimento de todos.  Pensando nisso, para ajudar a organização, as nossas equipes de trânsito foram disponibilizadas para suporte nas proximidades e dependências do estádio. Além disso, os agentes estiveram na área externa fazendo a fiscalização e direcionamento dos veículos e ambulantes, e os vigilantes patrimoniais na parte interna, para garantir mais segurança aos torcedores e evitar atos de vandalismo.

A responsabilidade integral do certame é do time Ipatinga FC, com coordenação da Federação Mineira de Futebol (FMF), não tendo participação direta da Prefeitura que, apesar disso, procurou contribuir de diversas formas para uma maior assistência ao público, nos limites de suas prerrogativas. 

Vale ressaltar também que a venda e troca de ingressos foi de completa responsabilidade do time anfitrião da partida. 

Quanto à entrada ao estádio, foram disponibilizados pela organização do evento seis portões de acesso e abertos com 3h de antecedência para que não houvesse grandes transtornos, sendo feito o possível para que a situação de aglomeração que ocorreu fosse rapidamente resolvida. 

De qualquer modo, o governo municipal sempre se ocupa e se preocupa com o bem-estar e acolhimento de todos. 

Pensando nisso, para ajudar a organização, as nossas equipes de trânsito foram disponibilizadas para suporte nas proximidades e dependências do estádio. Além disso, os agentes estiveram na área externa fazendo a fiscalização e direcionamento dos veículos e ambulantes, e os vigilantes patrimoniais na parte interna, para garantir mais segurança aos torcedores e evitar atos de vandalismo.", informa o texto

A reportagem de O TEMPO entrou em contato com a assessoria de imprensa e com a presidência do Ipatinga para saber mais sobre os ocorridos e até o momento não obteve retorno. A assessoria de imprensa do Atlético disse que o time está se inteirando dos fatos com a Federação Mineira de Futebol (FMF) e deve se pronunciar ainda neste domingo (5).