Nos próximos dias, o Cruzeiro terá que lidar com o caso Rafael Cabral, jogador cuja torcida já praticamente 'esqueceu'. Goleiro, emprestado ao Grêmio durante esta temporada, teoricamente retornará ao clube mineiro.

A primeira parte desse processo já foi oficializada: a Raposa se despediu de Gabriel Grando, arqueiro do Tricolor Gaúcho que veio numa troca envolvendo Cabral. Atleta de 24 anos não atuou uma única vez com a camisa estrelada.

A tendência é que o Grêmio também não tente estender o vínculo de empréstimo com Rafael Cabral, que voltaria a ser atleta celeste em janeiro. Seu contrato com o Cruzeiro é válido até dezembro de 2025.

Como ele não faz parte dos planos na SAF celeste, a mesma deve tentar negociá-lo com outro clube ou realizar uma rescisão amigável. É impensável que o jogador de 34 anos dispute a titularidade com Cássio.

No elenco, também há Anderson, que se destacou na meta justamente após Cabral deixar o time mineiro, em abril. O outro reserva é Léo Aragão, que ainda não teve oportunidades.

No Grêmio

Cabral durante treino no Rio Grande do Sul. Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Quando desembarcou em Porto Alegre, Rafael Cabral até emplacou uma sequência como titular, mas logo perdeu espaço, variando entre partidas como reserva e não relacionado. Ao todo, foram seis jogos disputados e oito gols sofridos.

No Cruzeiro

Um dos primeiros contratados pela gestão de Ronaldo Nazário para 2022, o goleiro foi um dos pilares da equipe na disputa da Série B. No ano seguinte, manteve o posto, já criticado por parte da torcida, mas o 'caldo entornou' mesmo em 2024.

Após más atuações, a partida derradeira ocorreu diante do Alianza, pela Copa Sul-Americana, quando a Raposa abriu 3 a 0 no Mineirão, mas sofreu o empate. Em um dos gols, o guarda-redes teve uma falha grotesca.

Ao todo, são 120 partidas disputadas e 107 gols sofridos.