O Cruzeiro está definido para a partida contra o Flamengo, neste domingo (30 de junho), às 18h30, no Maracanã (RJ), pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Sem o zagueiro Zé Ivaldo, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, Neris foi o escolhido para iniciar o duelo ao lado de João Marcelo. O jovem Kaiki, titular na vitória cruzeirense contra o Athletico Paranaense por 2 a 0, no Mineirão, foi mantido na lateral esquerda, no lugar de Marlon.

O time de Fernando Seabra entra em campo com: Anderson, William, João Marcelo, Neris, Kaiki, Lucas Romero, Lucas Silva, Ramiro, Matheus Pereira, Gabriel Verón e Arthur Gomes.

O argentino Álvaro Barreal que chegou a ser relacionado para o confronto está fora do duelo. Segundo o clube celeste, o meio-campista "apresentou um quadro de virose e, por este motivo, não está disponível para a partida". 

Flamengo e Cruzeiro brigam pelas primeiras posições do Campeonato Brasileiro. O rubro-negro é o líder da competição, com 24 pontos — a mesma pontuação do Botafogo e do Bahia que ocupam a segunda e a terceira posição, respectivamente.

A Raposa iniciou a rodada em quinto lugar, com 20 pontos. A equipe mineira possui um jogo a menos em relação aos rivais. O confronto contra o Grêmio foi adiado por causa das chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul.

Desempenhos

O Cruzeiro busca a segunda vitória fora de casa na competição. O único triunfo da equipe mineira foi contra o Atlético Goianiense, no dia 12 de maio. A Raposa venceu a partida em Goiânia, por 1 a 0. O gol foi marcado por Matheus Pereira. 

O Flamengo espera manter o bom retrospecto como mandante no Brasileirão. Em cinco partidas ao lado do seu torcedor, o rubro-negro venceu quatro e perdeu uma. A única derrota foi no clássico contra o Botafogo, no dia 28 de abril, pela 4ª rodada. A partida terminou com o placar de 2 a 0.

+ Jogo será o de número 100: veja retrospecto

Desfalques

Além do zagueiro Zé Ivaldo, suspenso após receber o terceiro cartão amarelo, e do argentino Álvaro Barreal, o técnico Fernando Seabra não poderá contar com os atacantes Juan Dinenno e Rafa Silva, que estão em recuperação no departamento médico. O meio-campista José Cifuentes, que está com a seleção do Equador na disputa da Copa América, nos Estados Unidos, também está fora do confronto.

No Flamengo, o técnico Tite está sem oito atletas. Arrascaeta, De la Cruz, Viña, Varela e Pulgar estão com as seleções de seus países, também na disputa da Copa América. As outras ausências são Igor Jesus, com entorse no tornozelo esquerdo, e Everton Cebolinha, com entorse no quadril. 

O atacante Gabigol foi cortado da partida após uma decisão da comissão técnica e da diretoria rubro-negra. O ídolo flamenguista está em processo de negociação da renovação do contrato, e pode deixar a equipe carioca.

Reforços

Apesar dos desfalques, os treinadores contam com dois importantes reforços para a partida. No Cruzeiro, o lateral Marlon retorna após cumprir suspensão no confronto com o Athlético Paranaense, na última rodada. O atleta ficou de fora do duelo no Mineirão, que teve a vitória celeste por 2 a 0, após ser expulso no jogo contra o Bahia, na Arena Fonte Nova, em Salvador.

Recuperado de uma lesão no pé esquerdo, Bruno Henrique é reforço para o técnico Tite, no Flamengo. O atacante ficou de fora da última partida do rubro-negro pelo Campeonato Brasileiro, contra o Juventude. A equipe carioca foi derrotada por 2 a 1, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.