Considerado uma das maiores promessas do Cruzeiro nos últimos anos, o atacante Fernando tenta, em outro clube, dar a volta por cima. E nessa segunda-feira (15/7) ele teve um momento de glória: efetuou seu primeiro gol como jogador de futebol profissional.

Atuando pela Ferroviária, time do interior de São Paulo, o atleta de 19 anos fez o segundo gol na vitória por 2 a 1 sobre o Remo, pela 13ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. Ele balançou as redes aos 36 minutos do segundo tempo, ao bater na saída do goleiro.

Considerado reserva, 'Fernandinho' disputou seis jogos pela equipe até aqui. Nesta temporada, ele sofreu uma fratura na clavícula, o fazendo ficar afastado dos gramados por algumas semanas.

Histórico

Canhoto e ofensivo pelas beiradas, Luís Fernando Santos Oliveira chegou à Toca em agosto de 2022, emprestado pelo Água Santa-SP. Após se destacar pela equipe sub-20, em novembro de 2023 o Cruzeiro oficializou a sua aquisição - ele assinou contrato até dezembro de 2026.

Fernando durante treino na Toca. Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Antes disso, ele já havia recebido a sua primeira oportunidade no time profissional – a única daquele ano, mesmo com pedido massivo da China Azul. Na época, ele cometeu seu primeiro ato grave de indisciplina, assunto mantido sob sigilo nos bastidores.

Em janeiro de 2024, fez parte do elenco vice-campeão da Copinha (marcou quatro gols e deu seis assistências) e foi promovido de vez. Atuou em mais três partidas do Mineiro, mas, em fevereiro, seu comportamento fora de campo o fez ser afastado de vez.

O que aconteceu

No fim da madrugada de sábado, 24 de fevereiro, surgiu um vídeo nas redes sociais em que Fernando e o também jovem atacante João Pedro aparecem em uma festa particular consumindo bebidas alcoólicas. O problema é que eles tinham que treinar durante a manhã.

Eles aparaceram para trabalhar, mas com a situação, a direção do clube resolveu tirá-los da delegação que viajou durante o dia para Uberlândia, onde a equipe enfrentou o Pouso Alegre. Depois disso, Fernando parou de treinar com os profissionais e foi emprestado até o fim de 2024.