O Cruzeiro quer aproveitar o período de Data Fifa, que ocorre por conta do calendário das seleções, para aprimorar as questões físicas do elenco para o restante da temporada de 2024. O clube celeste tem mais 13 jogos pelo Campeonato Brasileiro e outros dois confirmados pela Copa Sul-Americana. Caso consiga chegar à final do torneio continental, a equipe terá mais três partidas. Ao todo, poderão ser 18 jogos entre setembro e a primeira semana de dezembro.

"Estamos aproveitando esse período para reavaliar algumas variáveis. Os atletas já são avaliados após os jogos e durante os treinamentos. Mas essa reavaliação durante o recesso vai nos dar uma base de como os atletas irão se comportar nos jogos que temos pela frente", destacou o gerente de performance do Cruzeiro, Omar Feitosa.

Após a vitória por 3 a 1 sobre o Atlético Goianiense, no último domingo (1º de setembro), o elenco celeste teve três dias de folga. O grupo se reapresentou nesta quinta-feira (5). Os atletas participaram de atividades no campo e também na academia, sob o comando das equipes de saúde e performance do clube. As novidades foram os atacantes Gabriel Veron e Lautaro Díaz, que se recuperavam de lesões e foram liberados pelo Departamento Médico.

Elenco do Cruzeiro foi avaliado pelas equipes de saúde e performance nesta quinta-feira (5 de setembro) - Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

"Essa avaliação é importante para nortear o final da temporada, isso com base nos parâmetros de força e mobilidade. Conseguimos ver o que podemos melhorar em relação aos trabalhos preventivos e de força para que eles (os atletas) consigam sustentar a sequência de jogos", pontuou o gerente de saúde do clube, Eduéster Lopes.

Ainda de acordo com o especialista, um dos principais objetivos durante o período sem jogos é aprimorar a questão física dos jogadores. "Precisamos melhorar alguns grupos musculares dos atletas. Isso em relação à força e à mobilidade. Ver como está o tornozelo, o tronco ou qualquer outro segmento", acrescentou Lopes.

O próximo compromisso do Cruzeiro será no dia 15 de setembro. A equipe recebe o São Paulo, às 18h30, no Mineirão, pelo Campeonato Brasileiro. No dia 19 deste mês, o time celeste viaja para o Paraguai, onde enfrenta o Libertad pelo jogo de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana. O confronto será às 21h30.