Não basta superar o pouco tempo de trabalho do novo treinador, Leonardo Jardim, e os recentes problemas fora de campo com os jogadores (casos de William e Matheus Pereira, por exemplo), o Cruzeiro ainda terá um desafio maior se quiser chegar na decisão do Campeonato Mineiro de 2025. Isso porque o adversário, América, não perde no Independência, local da segunda partida da semifinal do Mineiro, sábado (22), 16h30, há mais de um ano.
Na verdade, a última derrota do Coelho no Horto aconteceu quando o clube ainda disputava a primeira divisão do Campeonato Brasileiro, em novembro de 2023. A derrota por 3 a 0 para o Coritiba na 33ª rodada do Brasileirão rebaixou matematicamente o Coelho para a segunda divisão nacional e ficou marcada também como o último tropeço em seus domínios.
Ao todo, desde então, foram 468 dias sem uma derrota no Gigante do Horto. Na primeira fase do estadual, as duas equipes se enfrentaram no estádio e o placar terminou empatado por 1 a 1.
No mesmo ano da última derrota americana aconteceu também a vitória mais recente do Cabuloso sobre o adversário do próximo sábado (22). Na sexta rodada, a Raposa do técnico Pepa bateu o América por 4 a 0, com gols de Henrique Dourado, Marlon e Gilberto (2x).
Como as equipes empataram na primeira partida da semifinal por 1 a 1, no Mineirão, no último domingo (16), a Raposa precisa vencer para chegar a decisão estadual. Um novo empate no Independência leva a decisão da vaga para a cobrança de pênaltis.