Na noite desta segunda-feira (17), o Cruzeiro conheceu seus adversários da fase de grupos da Copa Sul-Americana 2025. O Cabuloso inicia a competição com o status de vice-campeão do torneio está no grupo E, ao lado de Palestino, Unión Santa Fé e Mushuc Runa, Brasil, Chile, Argentina e Equador representados na chave. 

Vindo do pote 2, o Palestino do Chile é o atual líder da competição nacional, com quatro vitórias, em cinco partidas disputadas na competição. Um grande feito recente da equipe chilena foi ter vencido o Flamengo na Libertadores de 2024.  

Dividindo o grupo E daquela competição, os chilenos bateram os cariocas em seu domínio por um a zero. No entanto, o clube terminou a primeira fase da Libertadores da última temporada em terceiro lugar da fase de grupos e não se classificou para as oitavas.  

Clube mais tradicional entre os adversários da Raposa no grupo E, o Unión Santa Fé ocupa a modesta 13ª colocação do campeonato argentino. Entretanto, a equipe de Kily González tem no seu currículo um feito já comemorado por torcedores do Cruzeiro.  

Na Copa Sul-Americana de 2020, o clube eliminou o maior rival celeste, Atlético, da competição. Na primeira partida, os argentinos, jogando em casa, bateram o clube alvinegro por 3 a 0 e decidiram, no Independência, com uma boa vantagem. Nem mesmo a derrota por 2 a 0 impediu a classificação argentina.  

Já o Mushuc Runa, atual oitavo colocado do campeonato equatoriano, tem uma curiosidade interessante em relação ao Cruzeiro. O clube tem a mesma data de fundação da Raposa: dia 2 de janeiro.  

Porém, os equatorianos têm bem menos tempo de existência que a Raposa. O clube foi criado exatamente no ano de maior felicidade para os torcedores celestes, 2003. A equipe celeste ainda terá que enfrentar a altitude de Ambato, com 2,5 mil metros.