Após ter sido cortado do jogo contra o Vasco, que acontecerá neste domingo (27), em Uberlândia, devido a declarações polêmicas questionando o fato de estar sendo relacionado na reserva do Cruzeiro, o atacante deverá ter seu futuro definido no time celeste no início da semana, quando participará de reunião com a diretoria, de acordo com informações de bastidores.
O jogador pode sair na janela de meio ano, em julho, ou continuar no time, mas precisará antes restabelecer a sua relação com o treinador português Leonardo Jardim, que ficou muito irritado com as declarações de Dudu após a derrota do Cruzeiro para o Palestino por 2 a 1, na quinta-feira, pela Copa Sul-Americana. O atacante diz não entender a razão de não estar entre os titulares.
Se confirmada a saída do jogador, será mais um final de capítulo tumultuado na carreira de Dudu, que deixou o Palmeiras brigado com a presidente, Leila Pereira, após ela criticar o fato de o jogador não ter respeitado o acordo entre o time paulista e Cruzeiro, preferindo continuar no Verdão até o final de 2024. Ele teria postado em seu perfil uma palavra de baixo calão ("VTNC"), que justificou como sendo "Vim trabalhar no Cruzeiro".