Apontado como uma das maiores promessas das categorias de base do Cruzeiro, onde marcou mais de 120 gols, o atacante Vinícius Popó não conseguiu 'emplacar' no time profissional da Raposa. Mas teve a persistência necessária para seguir na carreira e acaba de alcançar um feito no futebol paulista. 

O atacante, que recebeu o apelido ainda na infância, em função da 'semelhança' com o boxeador Acelino Popó Freitas, chegou ao Cruzeiro em 2014, quando tinha apenas 13 anos, vindo de São José do Rio Preto.

Com muitos gols, rapidamente passou a se destacar e foi 'queimando etapas' atuando em categorias geralmente acima da sua faixa etária.

No total, pelas equipes de base da Raposa, fez 121 gols em pouco mais de 160 partidas, tendo, inclusive, recebido uma placa de homenagem do clube quando alcançou os 100 gols.

Já em 2018, quando tinha apenas 17 anos, passou a ter as primeiras oportunidades de treinar com o elenco profissional do Cruzeiro.

De olho em sua 'joia', o Cruzeiro tratou de prorrogar o contrato do atacante até julho de 2023, com direito a uma multa rescisória de aproximadamente US$ 100 milhões (R$ 436 milhões, na época) para possíveis transferências ao exterior.

No ano seguinte, Vinícius Popó foi integrado ao elenco principal. Mas não conseguiu repetir o mesmo sucesso. No total, foram apenas oito partidas pelo time principal do Cruzeiro (cinco em 2019 e três em 2020), todas entrando apenas no segundo tempo dos jogos. E sem conseguir balançar as redes.

O atacante iniciaria uma série de empréstimos a outras equipes do futebol brasileiro, como Sport e Goiás, mas também teve poucas chances de mostrar serviço. Em janeiro de 2022, após se reapresentar ao Cruzeiro, teve o contrato rescindido pelo clube. E começou a busca pela 'reviravolta' na carreira.

De 2022 a 2024, defendeu equipes como Azuriz, Betim, Fortaleza B, Capivariano, Operário-PR, Hercílio Luz e CSA. Mas foi nesta temporada que a 'virada' começou.

GOLS E ACESSO

De volta ao Capivariano, Vinícius Popó foi um dos destaques da equipe na disputa da Série A2 do Campeonato Paulista, com nove gols em 18 jogos.

No embalo do artilheiro, a equipe de Capivari fez história e carimbou seu retorno a elite do futebol paulista após quase dez anos.

A vaga foi confirmada com a vitória de 3 a 1 sobre o Ituano, com um dos gols marcados por Popó. A última vez que o Capivariano disputou a Série A do Paulistão havia sido em 2016.

Não por acaso, em seu perfil nas redes sociais, Vinícius Popó (foto abaixo - Capivariano/Divulgação) deixa marcada a frase "Eu vou tentar até conseguir!" E agora, após muita persistência, ele de fato já conseguiu dar mais um grande passo na carreira.


Agora, com Vinícius Popó em campo, o Capivariano tenta coroar o acesso com o título. No primeiro jogo da final, disputado na quarta-feira (2) na Arena Capivari, Capivariano e Primavera ficaram no 0x0. A partida de volta será neste sábado (5), às 15h, no estádio Ítalo Mário Limongi, em Indaiatuba. Em caso de novo empate, o título será decidido na disputa de pênaltis.