Após uma bela vitória por 4 a 0 pelo Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro volta a campo na noite desta quarta-feira (13/5) para um jogo internacional, mas que, para grande parte da torcida, é considerado um amistoso. A partir das 21h30, o time enfrenta o Palestino, do Chile, no Mineirão.

Com três derrotas e um empate nas quatro primeiras partidas da fase de grupos da Copa Sul-Americana, a Raposa chega a esta 5ª rodada sem chances de se classificar às oitavas de final. Ou seja, não há mais objetivo desportivo para o clube brasileiro, que já colocava a competição em segundo plano na sua temporada.

Mesmo assim, o embate será encarado pelo treinador Leonardo Jardim como uma chance de testar aqueles jogadores considerados reservas atualmente. No fim do mês, haverá a 6ª rodada, diante do Unión de Santa Fé, onde essa mesma situação se repetirá no Gigante da Pampulha.

Kauã Prates, de 16 anos. Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Há expectativa pela aparição de alguns atletas entre os titulares, como o goleiro Léo Aragão, que descansaria Cássio; o 'esquecido' zagueiro Gamarra; o jovem volante Murilo; o lateral-esquerdo Kauã; e o centroavante Dinenno. Além deles, podem retomar a condição de integrantes dos 11 iniciais o defensor Jonathan Jesus, o meio-campista Walace e o lateral-direito William.

Esses fatores citados refletem o público esperado no estádio, que não deve ultrapassar os 15 mil pagantes. Conforme Jardim, mesmo com os testes na equipe, o objetivo será vencer esses duelos restantes e ter um bom desempenho.

"Vamos colocar alguns jogadores que têm menos ritmo para ganhar ritmo. Essa é a estratégia, mas pensando que temos sempre que dignificar a camisa do Cruzeiro, jogando com atitude, com empenho", afirmou o português.

Adversário

Clube é o 2º na liga nacional. Foto: Instagram/@palestino

Diferentemente do Cruzeiro, o Palestino encara este encontro como importante para a sequência da competição. Os chilenos estão na 2ª colocação do Grupo E (que dá vaga aos playoffs das oitavas), com 9 pontos, um a menos que o Mushuc Runa.

Entre os desfalques, está o do meia Nicolás Meza, que atuou no primeiro confronto com a Raposa, em triunfo chileno por 2 a 1. No último final de semana, o camisa 6 rompeu o tendão de Aquiles e precisará passar por cirurgia.

Ficha técnica

O quê: Cruzeiro x Palestino

Motivo: 5ª rodada do Grupo E da Copa Sul-Americana

Quando: quarta-feira, 14 de maio de 2025

Onde: estádio Mineirão, em Belo Horizonte

Provável Cruzeiro: Léo Aragão; William, Jonathan Jesus, Mateo Gamarra e Kauã Prates; Walace, Murilo Rhikman e Eduardo (Rodriguinho); Marquinhos, Lautaro Díaz (Yannick Bolasie) e Gabriel Barbosa (Juan Dinenno). Técnico: Leonardo Jardim

Provável Palestino: Sebastián Pérez; Vicente Espinoza, Cristián Suárez, Fernando Meza e Dilan Zúñiga; Julián Fernández e Ariel Martínez; Jonathan Benítez, Joe Abrigo e Bryan Carrasco; Junior Marabel. Técnico: Lucas Bovaglio

Arbitragem: Kevin Ortega (PER); Jesus Sanchez (PER) e Stephen Atoche (PER). VAR: Diego Haro (PER)

Transmissão: Paramount+