Discreto, mas essencial: são algumas das características que definem atualmente Matheus Pereira no Cruzeiro, seu clube de coração e o mais longevo de sua carreira. Neste domingo (13/7), o camisa 10 deve completar 100 jogos com a camisa estrelada, mais um passo importante para cravar seu nome na história do time celeste.
A partir das 20h30 (de Brasília), a Raposa encara o Grêmio, no Mineirão, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. O meia deve ser, novamente, titular.
Histórico
Antes mesmo de retornar a Belo Horizonte, já que deixou a cidade ainda adolescente rumo à Europa, MP10 já havia caído nas graças da torcida e sua contratação era praticamente aclamada. Em julho de 2023, a gestão de Ronaldo Nazário conseguiu trazê-lo por empréstimo junto ao Al Hilal, da Arábia Saudita.
Desde o início, o então camisa 96 conquistou o seu espaço na equipe e no coração da Nação Azul, que, novamente, pediu: sua compra em definitivo. Negociação com os asiáticos durou meses e contou com a ajuda do empresário que compraria a SAF no ano seguinte: Pedro Lourenço.
Em junho de 2024, o Cruzeiro adquiriu 50% de seus direitos econômicos por R$ 30 milhões, e Pereira assinou contrato até junho de 2026. Bom momento continuou naquela temporada, mas clima passou a ficar pesado para o meia.
Possível saída
No início deste ano, a informação de bastidor se tornou pública: Pereira queria sair do Cruzeiro. Entre os principais motivos, estava o desejo de criar seu filho, ainda na barriga da esposa, na Europa – fato que ele mesmo contou.
“Sempre deixei muito claro. No final do ano eu conversei com Pedrinho (dono), conversei com Alexandre Mattos (CEO), e falei que tinha o desejo de sair. A gente vai ter um filho agora, e queria criá-lo na Europa. Infelizmente, não aconteceu”, disse em fevereiro.
Dias depois, apareceu uma proposta do Zenit, da Rússia, que teria agradado ambas as partes. O mineiro chegou a realizar exames médicos para fechar a transferências, mas a negociação acabou não sendo sacramentada, e Matheus ficou no Cruzeiro.
Reviravolta
A partir dali, o atleta, que ainda era benquisto no clube, mudou de ideia e resolveu ficar. Para amenizar o ambiente com a torcida, onde passou a ter uma imagem diferente, uma estratégia foi adotada: o silêncio.
Observou-se que quanto menos o jogador falasse com a imprensa e estivesse no centro dos holofotes seria melhor. Seu destaque só apareceria da maneira considerada a certa: pelo seu futebol demonstrado em campo.
E foi isso o que aconteceu. Com a chegada de Leonardo Jardim, o atleta de 29 anos continuou sendo um dos pilares do time, que superou as expectativas e alcançou a vice-liderança do Brasileirão Série A.
Vai renovar?
Com vínculo firmado até junho do próximo ano, cresce a expectativa pela renovação com Matheus Pereira, especialmente porque a partir de janeiro de 2026 ele poderá assinar um pré-contrato com outro clube. Fato é que, pelo menos por parte da diretoria, há o desejo de permanência.
"Já estamos conversando com seus representantes. A nossa prioridade é a renovação do Matheus Pereira. É um jogador muito identificado com o clube e de um profissionalismo exemplar. Então, temos como prioridade renovar com ele", disse o vice-presidente Pedro Junio em entrevista à TV Band Minas.
Números
Somando amistosos e jogos oficiais, o meia canhoto tem 99 jogos oficiais disputados, 16 gols marcados e 19 assistências concedidas. Segundo time que mais atuou, pelo West Bromwich Albion, da Inglaterra, Pereira esteve em 77 partidas, balançou as redes 22 vezes e deu 26 passes decisivos.