O Cruzeiro duela com o Athletic neste sábado (6/9), às 10h, pela 3ª rodada da fase octogonal do Campeonato Mineiro Sub-20. O confronto contra a equipe de São João del-Rei será disputado na Toca da Raposa I. Os Crias da Toca ocupam a primeira posição da segunda fase, com quatro pontos, mesma pontuação do Athletic, que é comandado por Rodrigo Orlando e está na segunda posição.
O critério de desempate que deixa o Cruzeiro na liderança é o número de cartões vermelhos: nenhum para a Raposa contra um do Esquadrão de Aço. A partida será transmitida pela TV Cruzeiro no YouTube.
Na rodada anterior, os Crias da Toca derrotaram o rival Atlético por 2 a 1, em partida também disputada na Toquinha. Já o Esquadrão de Aço empatou em 2 a 2 com o Esporte Clube Bonfim, na Arena Sicredi, em São João del-Rei.
As duas equipes se enfrentaram na segunda rodada da fase inicial do Campeonato Mineiro Sub-20, e a Raposa venceu o duelo por 2 a 0. Os gols foram marcados por Ruan Silva e Gabriel Pae.
Na fase inicial, o Cruzeiro terminou na liderança do grupo A, com 22 pontos, e ganhou o benefício de disputar quatro dos sete jogos da fase octogonal como mandante. O time comandado por Luciano Dias utiliza a Toca da Raposa I para os jogos em casa. Já o Athletic ficou na terceira colocação do grupo B com 15 pontos, posição que não garantiu essa vantagem.
Leia mais: Cruzeiro celebra aniversário de 60 anos do Mineirão: 'Toca da Raposa 3'
Desfalques do Cruzeiro
O zagueiro Janderson, os meio-campistas Nicolas, Gabriel João e Rhuan Gabriel e o atacante Gustavo Zago realizam tratamento com o Departamento de Saúde (DM). Já Ruan Índio cumpre protocolo de transição e preparação física.
Já o goleiro Otávio, o zagueiro Bruno Alves, o volante Murilo e o atacante Kaique Kenji participam da preparação para a Copa do Mundo Sub-20, que se inicia no fim deste mês, no Chile.
Leia mais: Kaio Jorge, do Cruzeiro, vira dúvida para o clássico após lesão muscular; saiba tempo de recuperação
Regulamento da fase octogonal
Avançam para a segunda fase do Campeonato Mineiro Sub-20 os dois melhores de cada grupo, além dos dois melhores terceiros colocados. Na edição deste ano, se classificaram Cruzeiro, Atlético, Esporte Clube Bonfim, Coimbra, Uberaba, América, Boston City e Athletic.
Os times classificados se enfrentam em turno único, sagrando-se campeã a equipe que tiver mais pontos ao final da sétima rodada.
Jogos do Cruzeiro na segunda fase
Partidas já disputadas
Esporte Clube Bonfim 3 x 3 Cruzeiro - 24/8 – 10h – Complexo Esportivo Bonfim (São João del-Rei)
Cruzeiro 2 x 1 Atlético – 30/8 – 15h – Toca da Raposa I
Partidas que ainda serão disputadas
Cruzeiro x Athletic – 6/9 – 10h – Toca da Raposa I
Boston City x Cruzeiro – 15/9 – 15h – Complexo Boston City (Manhuaçu)
Cruzeiro x Uberaba – 27/9 – 10h – Centro de Treinamento Lanna Drumond
América x Cruzeiro – 4/10 – 15h – Toca da Raposa I
Cruzeiro x Coimbra – 11/10 – 10h – Toca da Raposa I
Jogos do Athletic na segunda fase
Partidas já disputadas
Atlético 2 x 3 Athletic – 23/8 – 16h – Sesc Venda Nova
Athletic 2 x 2 Esporte Clube Bonfim – 1/9 – 19h30 – Arena Sicredi
Partidas que ainda serão disputadas
Cruzeiro x Athletic – 6/9 – 10h – Toca da Raposa I
América x Athletic – 13/9 – 15h – Centro de Treinamento Lanna Drumond
Athletic x Boston City – 27/9 – 10h – Arena Sicredi
Coimbra x Athletic – 4/10 – 15h – Estádio Flávio Guimarães (Contagem)
Athletic x Uberaba – 11/10 – 10h – Arena Sicredi
*sob supervisão de Bruno Daniel