Quase 24 horas depois do término do jogo Cruzeiro x Atlético, na decisão do Campeonato Mineiro Feminino, conquistado pela Raposa, o árbitro Richard Michel Lara enfim liberou a súmula do jogo nesta segunda-feira (20) e assumiu ter cometido um 'equívoco' ao aplicar dois cartões amarelos a uma atleta do Galo e ter permitido que ela continuasse em campo até o final.
A 'lambança' aconteceu no segundo tempo da partida, disputada neste domingo (19), no Independência. Aos 3 minutos, Day Rodrigues, do Atlético, levou a primeira advertência ao tocar a mão na bola em um lance de ataque do Cruzeiro. O árbitro chegou até a assinalar pênalti, mas foi alertado por uma das auxiliares de que o lance ocorreu fora da área.
Depois, aos 31 minutos, Day Rodrigues comete falta em Rafa Andrade de forma violenta para evitar um contra-ataque e recebe um novo cartão amarelo.
Mesmo tendo sido alertado por jogadoras e integrantes da comissão técnica do Cruzeiro de que Day já teria tomado um cartão amarelo, Richard Miguel Lara manteve sua decisão. E hoje, 'se explicou' na súmula. Ele alegou que, em suas anotações, acabou creditando o primeiro cartão à atleta Katielle.
Ainda no documento oficial da partida, o árbitro chegou a afirmar que "mesmo diante de meu equívoco, o jogo procedeu normalmente até o final, não trazendo prejuízos para o resultado final".
O Cruzeiro se sagrou campeão contando com um gol de Byanca Brasil. Mas a história podia ter sido diferente - inclusive para o árbitro, já que o Atlético teve um pênalti a seu favor já nos acréscimos, mas a goleira celeste Taty Amaro defendeu a cobrança.
CONFIRA AS ANOTAÇÕES DO ÁRBITRO NA SÚMULA DO JOGO
"Aos 2 minutos do segundo tempo, a atleta 08 Sra. (Dayana Lisset Rodrigues), da equipe (do Atlético Mineiro), deveria receber cartão amarelo por impedir um ataque promissor em que a referida atleta fez uma ação de bloqueio em uma posição anti natural. Entretanto, a atlétia número 06, Sra (Katielle Cauanã Ribeiro), da equipe (Atlético Mineiro) estava próximo ao lance e, de forma equivocada, anotei cartão para essa última atleta.
Aos 32 minutos do segundo tempo, a atleta de número 08, Sra (Dayana Lisset Rodrigues) da equipe (Atlético Mineiro), atingiu a adversária com o antebraço, de forma temerária, o rosto da atleta adversária e tomou cartão amarelo.
As auxiliares AA1 Juliana, AA2 Suellen e 4ª árbitra Josiene questionam (sic) quando ao segundo cartão para atleta de número 08 e eu, com convicção informo no rádio que havia sido aplicado para atleta de número 06 e não a atleta de número 08, sendo assim reinício (sic) a partida.
Nesse instante percebi que a anotação no meu cartão amarelo havia sido registrado para atleta de número 06, sra (Katielle Cauanã Ribeiro). Apenas foi notado o erro após o término da partida vendo imagens.
Informo que, mesmo diante do meu equívoco, o jogo procedeu normalmente até o final, não trazendo prejuízos para o resultado final".