O retorno de Marquinhos Gabriel ao Cruzeiro significa mais um remanescente do rebaixamento presente na Toca da Raposa II. O meia-atacante, que esteve em campo em 52 partidas pelo clube no ano passado, foi titular na fatídica partida que determinou a queda do time à segunda divisão, o 2 a 0 para o Palmeiras, no Mineirão. 

Com Marquinhos Gabriel, seis atletas que estiveram no confronto permanecem no Cruzeiro. São eles o goleiro Fábio, os zagueiros Cacá e Léo, o meia Murício, que entrou no decorrer do compromisso, além de Henrique, emprestado pelo clube ao Fluminense, mas que depois retornou aceitando o mesmo tipo de processo envolvendo Marquinhos Gabriel: uma readequação salarial. 

O lateral Dodô, ainda sem clube, estava também naquele compromisso, e ele milita na Justiça para ter seu contrato reativado com o Cruzeiro. A discussão jurídica sobre o caso prossegue. 

No elenco atual do Cruzeiro, Vitor Eudes, Vinícius, Dedé, Ariel Cabral, Vinícius Popó e Welinton também são remanescentes do grupo que acabou caindo à  segunda divisão nacional. 

Até antes da paralisação do futebol devido à pandemia do novo coronavírus, o clube ainda contava com outros 'sobreviventes' daquele elenco, todavia Robinho e Edílson tiveram os vínculos rescindidos pelo clube. 

CRUZEIRO 0X2 PALMEIRAS

CRUZEIRO
Fábio; Orejuela (Weverton, aos 3min do 2ºT), Cacá, Leo e Dodô; Henrique, Jadson e Éderson; Marquinhos Gabriel, Ezequiel (Sassá, no intervalo) e Pedro Rocha (Maurício, aos 13min do 2ºT)
Técnico: Adilson Batista