Principal competição de categoria de base disputada no país, a Copa São Paulo de futebol junior terá neste sábado (14) a abertura de sua terceira fase. Agora restam apenas 32 equipes ainda na disputa. E entre elas, o Cruzeiro é o time com menor média de idade.
A média de idade do elenco do Cruzeiro é de 17,6 anos. Dos 30 inscritos para a competição, metade possui 17 anos ou menos. E com essa garotada que o time celeste tentará avançar às oitavas, ao encarar o Cuiabá, neste sábado (14), às 15h, na cidade de Cravinhos.
“No elenco inscrito não temos nenhum jogador que já havia entrado em campo em uma Copa São Paulo. Nosso principal objetivo em montar este grupo jovem é ter um ganho a longo prazo. Estamos proporcionando experiência de jogo para esses atletas e preparando-os para que consigam tirar o maior proveito possível da competição, potencializando o desenvolvimento deles”, afirna o técnico Fernando Seabra.
Mesmo com um grupo tão jovem, o time sub-20 tem conquistado bons resultados na competição. Na primeira fase, foi o líder do Grupo 10, com três vitórias em três jogos (14 gols marcados e um sofrido). Na etapa seguinte, bateu o Parauapebas, do Pará, por 3 a 1.
Mirassol e Grêmio completam o 'Top 3' de elencos mais jovens da terceira fase da Copinha, com média de 17,76 e 17,8 anos, respectivamente. Outros representantes de Minas Gerais na competição, América e Atlétco têm média de idade de 18,5 e 18,1 anos, respectivamente.