Após enfrentar adversários considerados inferiores nas fases anteriores da Copa do Brasil (Sergipe, Tuntum e Remo), o Cruzeiro terá seu maior desafio até aqui ao medir forças com o Fluminense, a partir desta quinta-feira (23), no Maracanã, pelas oitavas de final da competição. E, ao contrário dos dois últimos anos, a Raposa chega ao duelo em boas condições. Confira cinco motivos para o torcedor acreditar na classificação:

Favoritismo do adversário
Um dos poucos times que disputam a Série B ainda 'vivos' na Copa do Brasil (o outro é o Bahia), o Cruzeiro entra na disputa como azarão. O favoritismo está todo nas costas do Fluminense, até mesmo pelo desnível de investimento entre as equipes no momento. Em termos de folha salarial, a da Raposa é bem mais 'modesta'.

Segurança do setor defensivo
Depois que o técnico Paulo Pezzolano passou a adotar a formação com três zagueiros, o desempenho da defesa celeste apresentou uma melhora gigantesca. Em 13 partidas, foram só três gols sofridos. E nos duelos em que os titulares do setor (Zé Ivaldo, Oliveira e Brock) atuaram, o time sequer foi vazado. Para completar, o goleiro Rafael Cabral também tem sido decisivo, passando muito segurança para a equipe.

Boa fase do artilheiro
O Cruzeiro tem como um de seus trunfos o bom momento de Edu; Com 16 gols em 24 partidas, o atacante é a referência do ataque celeste. Além do bom posicionamento na área, tem como uma de suas principais características a entrega até o fim, não desistindo das jogadas. Seus companheiros de ataque buscam criar as oportunidades para o 'matador'.

Força como mandante
Com o apoio maçico da torcida, que tem lotado o Mineirão praticamente em todos os jogos, estabelecendo recordes na temporada, o Cruzeiro tem sido praticamente imbatível no Gigante da Pampulha. Na Série B, venceu todos os jogos que disputou no estádio, sem sofrer gols. 

Variações táticas
Mesmo com elenco considerado mais 'limitado' do que o do Fluminense, o técnico Paulo Pezzolano tem conseguido extrair o máximo de seu grupo, sabendo utilizar bem as variações táticas de acordo com o jogo. Com as alterações que promove no decorrer das partidas, consegue manter a intensidade alta de sua equipe. O uruguaio também tem 'leitura de jogo' muito rápida.