Se na temporada de 2021, o Cruzeiro levou mais gols do que marcou (foram 42 bolas na rede e 44 tentos sofridos), nesta temporada o time estrelado sustenta a segunda melhor defesa da Série B: levou apenas dez gols nas 20 rodadas já disputadas, em contrapartida aos 25 tentos já feitos.
Em comparação com as 20 primeiras rodadas do Brasileiro em 2021, o Cruzeiro sofreu 29 gols nesse mesmo intervalo. E essa eficiência do setor defensivo tem chamado a atenção de outros clubes, e aumentado as especulações sobre possível negociação do goleiro Rafael Cabral, um dos pilares desse time. O Cruzeiro não fala oficialmente de negociações nem especulações de mercado, mas Cabral teria chamado o interesse do Sampdoria, da Itália, clube pelo qual já jogou.
O técnico Paulo Pezzolano acertou o esquema defensivo, ora com dois ora com três zagueiros. Brock, Oliveira e Zé Ivaldo, além de Giovane Jesus têm se revezado nesse sistema, e o resultado é confirmado em números: o Cruzeiro sofre apenas um gol a cada duas partidas. Nesta edição de Série B tem a segunda melhor defesa do torneio, perdendo apenas para o Grêmio, que só levou 7 gols.
O próximo desafio da Raposa é diante do Brusque, no sábado (30), às 11h, no estádio estádio Augusto Bauer. O adversário não tem um bom retrospecto como mandante. Em nove jogos, foram quatro vitórias, dois empates e três derrotas (aproveitamento de 51,8%).
Nessas 20 rodadas, o Brusque sofreu 19 gols, um deles do próprio Cruzeiro, na partida do turno em que a Raposa somou três pontos após vitória por 1 a 0.