Faz menos de um ano que Cruzeiro e Pouso Alegre se enfrentaram pela última vez, mas neste intervalo muita coisa mudou no time celeste: prova disso é o fato de que, do atual elenco, apenas quatro jogadores estiveram em campo no duelo disputado naquele 18 de abril de 2021, no Sul de Minas, pela primeira fase do Estadual.
Na ocasião, os donos da casa levaram a melhor no Manduzão, vencendo por 1 a 0 com um gol de Paulo Henrique, aos 44 minutos do primeiro tempo. No lance do gol, o atacante acabou se contundindo e precisou ser substituído.
Do time do Cruzeiro que entrou em campo naquele dia (incluindo os cinco que começaram no banco), apenas quatro seguem no elenco da Raposa: o zagueiro Weverton, o volante Rômulo, o meia Marco Antônio e o atacante Bruno José. A maioria deles começou como titular. Apenas Marco Antônio entrou no decorrer do segundo tempo. Hoje, apenas Rômulo é considerado titular.
No ano passado, o time então comandado pelo técnico Felipe Conceição esteve em campo com Fábio; Cáceres, Ramon, Weverton e Matheus Pereira; Matheus Neris (Claudinho), Matheus Barbosa (Marco Antônio) e Rômulo; Rafael Sóbis (Marcelo Moreno), Felipe Augusto (Stênio) e Bruno José (Aírton).
No ano passado, o Cruzeiro terminou a fase de classificação do Mineiro em terceiro lugar, com 20 pontos. Já o Pouso Alegre fechou em sexto, com 16 pontos. Nas semifinais, o Cruzeiro acabou eliminado pelo América, que venceu por 2 a 1 na partida de ida e por 3 a 1 no duelo de volta.
Neste domingo (13), Cruzeiro e Pouso Alegre voltam a medir forças, agora no Mineirão, mas em situação bem diferente: enquanto a Raposa já pode confirmar matematicamente sua vaga na semifinal, a equipe do Sul de Minas pode ver decretado o seu rebaixamento ao Módulo 2 do Mineiro, dependendo do resultado dos demais jogos da rodada.
Na tabela de classificação, o Cruzeiro é o terceiro colocado, com 19 pontos (perde o segundo lugar para o Athletic, quem tem melhor saldo de gols). Já o Pouso Alegre, com apenas seis pontos, é o vice-lanterna da competição.
A partida será transmitida pelo serviço de streaming de O Tempo Sports, com narração de Pequetito, comentários de Josias Pereira e reportagem de Artur Moraes.
A rádio Super 91.7FM também transmite o confronto, com narração de Emerson Rodrigues, comentários de Daniel Seabra e reportagens de Frederico Teixeira.