Após a estreia com derrota na Série B, quando perdeu para o Confiança por 3 a 1, em Aracaju, e ainda teve dois jogadores expulsos, o Cruzeiro volta a campo neste domingo, às 18h15, para fazer sua estreia em casa na segunda divisão desta temporada. O adversário será o CRB, equipe que está atravessada para a torcida celeste. A Raposa não venceu nenhuma das partidas contra os alagoanos em 2020, perdendo um jogo dentro do Mineirão (2 a 0), válido pela terceira fase da Copa do Brasil; e empatando outro na Série B (1 a 1).  

Se impor dentro do Mineirão é um dos alvos que o Cruzeiro possui para esta temporada. Em 19 jogos pela Série B do ano passado em Belo Horizonte, o time celeste venceu apenas seis partidas, empatou outros sete jogos e perdeu seis duelos, um aproveitamento de 43,86% e apenas 25 pontos conquistados. Se quiser voltar à elite do futebol nacional, o Cruzeiro terá que fazer do Mineirão novamente uma fortaleza, mesmo com a ausência de torcida nos estádios do país devido à pandemia do novo coronavírus. Nada melhor do que dar o primeiro passo nesta jornada superando o 'algoz' CRB, um time muito diferente daquele que contava com Léo Gamalho em 2020. 

Com Adriano suspenso, Matheus Neris tem uma chance continuar no time titular do Cruzeiro. Sua disputa está com o jovem Flávio. Neris se mostrou aliviado com a vitória recente do clube sobre a Juazeirense por 1 a 0, pela Copa do Brasil, na última quinta. Resultado que encerrou uma série negativa do Cruzeiro, que vem sendo questionado pela torcida.

"(A viória) Fortalece o grupo. Vínhamos de três derrotas seguidas. Difícil para nós, pressão, gera um pouco de desconfiança, Mas nosso grupo é forte, é bom, a gente vai conseguir sair dessa. Agora o foco é pela Série B, partida que nós temos que tentar buscar nossa primeira vitória para termos mais tranquilidade na sequência", apontou Neris. 

Lutando com algumas dificuldades recorrentes, como a falta de criatividade no meio, o Cruzeiro também tenta espantar o nervosismo em algumas tomadas de decisão. A confiança também é um grande fator no futebol e a Raposa precisa sabe que precisa de paciência para conseguir executar o plano de jogo e fazer os gols, ainda mais com as características de adversários que irá enfrentar. 

"A gente tem começado bem os nossos jogos. Priorizamos a nossa posse de bola, infelizmente no nosso último jogo pela Série B aconteceu um acaso. Todavia, com dois jogadores a menos a gente conseguiu ser superior e neste jogo (contra o CRB) temos que ter a mesma proposta. Acho que o professor Felipe vai tentar passar isso para nós de que é ter paciência. A maioria dos jogos será contra times mais fechados, então precisamos ter essa calma para que quando tivermos a nossa chance, consigamos concluir a gol", finalizou Matheus Neris. 

Baixas e possibilidades

Além de Adriano, o Cruzeiro não poderá também contar com o goleiro Fábio, outro jogador suspenso. Lucas França é o seu substituto natural. Pelo lado do CRB, o time vem de derrota para o Palmeiras por 1 a 0, dentro do Rei Pelé, pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil. Apesar de acusar um cansaço muscular, o lateral-esquerdo Romão se recuperou e veio com a delegação para BH. Contratados na semana passada, o atacante Alisson Farias (ex-Vitória) e o lateral-direito Celsinho (ex-Vila Nova) foram regularizados e podem atuar contra o Cruzeiro neste domingo. 

FICHA TÉCNICA

Cruzeiro x CRB
Motivo: 2ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B 2021
Horário: 18h15
Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Árbitro: Douglas Marques das Flores (FPF) 
Auxiliares: Alex Ang Ribeiro (FPF) e Fabrini Bevilaqua Costa (FIFA-SP)
Transmissão; Rádio Super 91.7 FM e Premiere 

Cruzeiro 

Lucas França; Cáceres, Joseph (Weverton), Ramon e Matheus Pereira; Matheus Neris (Flávio), Rômulo e Rafael Sóbis; Airton, Bruno José e Guilherme Bissoli. Técnico: Felipe Conceição 

CRB 

Diogo Silva; Reginaldo, Gum, Frazan e Guilherme Romão; Claudinei, Carlos Jatobá e Diego Torres; Erik, Ewandro e Hyuri. Técnico: Allan Aal.