A chegada de Fred ao Cruzeiro no início do ano foi cercada de grande expectativa. A contratação ainda recebeu um tempero extra com o imbróglio jurídico até hoje não solucionado que levou o atacante, que estava no rival Atlético, de volta ao clube onde se tornou ídolo em 2005.
Mas uma grave lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito transformou a segunda passagem do artilheiro pela Raposa em uma frustração, pelo menos até aqui.
Fred terá a chance de reverter parte dessa história nas rodadas finais do Campeonato Brasileiro. O técnico Mano Menezes já afirmou que pretende usá-lo nas partidas contra Corinthians e São Paulo para o jogador recuperaçãro sua condição. “A questão dos jogadores de frente é que temos quatro jogadores para a mesma posição. Temos intenção de dar ritmo ao Fred, para que ele se aproxime mais daquele jogador que todos conhecem”, declarou Mano após derrota para o Atlético-PR.
Para a próxima temporada, Fred terá que brigar com o experiente Barcos. Contratado para suprir a ausência de Sassá, que também estava lesionado, o argentino tem contrato até o meio de 2019. Aos 34 anos, Barcos disputou 22 jogos pela equipe celeste e marcou três gols, entre eles os dois decisivos que eliminaram o Palmeiras na semifinal da Copa do Brasil, em que o Cruzeiro se sagrou hexacampeão.
Apesar de ter bem menos jogos, Fred ainda pode anotar mais tentos do que Barcos nessa temporada. Ele atuou em três partidas do Brasileiro, uma da Libertadores e oito do Mineiro e marcou dois gols no total, um contra o Tombense e outro no confronto diante do lanterna Paraná Clube.
Os números estão muito distantes da primeira passagem de Fred no Cruzeiro. Entre 2004 e 2005, ele entrou em campo 71 vezes e marcou 53 gols, mas sofreu a decepção de ver o time, favorito contra o Ipatinga na final do Campeonato Mineiro, perder a taça. Esse ano, além do título estadual ele comemorou a conquista da Copa do Brasil mesmo sem entrar em campo.
Estratégia. Para não inflamar a torcida a gritar o nome de Fred em partidas nas quais Raniel ou Barcos são escalados como titular, Mano optou por uma estratégia nova, a de nem levar o atacante para o banco de reservas. Sempre que relacionado pelo treinador nessas partidas finais, Fred inicia o jogo entre os onze titulares.
O treinador também tem feito questão de ressaltar a importância de Barcos e Raniel na temporada. “Foram jogadores que fizeram uma campanha boa e a gente considera o que fizeram. Eles podem render bem em qualquer situação”, disse Mano.
-
Seleção brasileira feminina de vôlei encara a França pela primeira vez na Liga das Nações
-
América acerta contratação de experiente centroavante para a sequência da temporada
-
O que o Cruzeiro precisa fazer para chegar à Copa do Mundo de Clubes da FIFA?
-
Cruzeiro | Últimas notícias, jogos, contratações e mais
-
Hulk comenta salários atrasados no Atlético: ‘Torcendo para resolver o mais rápido possível’