O catarinense Ramon Abatti Abel será o árbitro da partida entre Operário e Cruzeiro na próxima sexta-feira (3), em Ponta Grossa, pela décima rodada da Série B do Brasileiro. Ele também comandou o apito no jogo da estreia diante do Bahia, única derrota celeste na competição até aqui.

Na partida em Salvador, Abatti teve atuação criticada pelos Cruzeiro. Apesar de ter feito mais que o dobro de faltas da Raposa (25 contra 11), apenas um jogador do Bahia recebeu cartão. Já do lado celeste, Rafael Santos e Brock foram amarelados e Wagner acabou expulso no segundo tempo.

Abatti também foi o árbitro de Cruzeiro 1x0 Confiança em 2021, quando não assinalou um pênalti em Bruno José. Depois acabou marcando outro, convertido por Marcelo Moreno.

Está partida marcou o retorno da torcida ao estádio após mais de 500 dias, em função da pandemia de Covid. Também foi a estreia do uniforme 3, na cor verde, em homenagem aos primórdios da história do clube, ainda como Palestra Itália. 

O árbitro catarinense também dirigiu o duelo Ponte Preta 2 X 1 Cruzeiro em 2020. Neste jogo não houve interferência direta da arbitragem no resultado final.

Com 22 pontos, o Cruzeiro é o líder isolado da Série B do Brasileiro e já abriu nove pontos de vantagem sobre o Grêmio, atual quinto colocado. A Raposa vem de seis vitórias consecutivas na competição.