Cruzeiro e Atlético estão novamente na disputa pelo título da Copa do Brasil. Mas, na história do torneio, qual dos arquirrivais mineiros já marcou mais gols? O TEMPO Sports tira sua dúvida. 

Ao todo, já foram disputadas 34 edições da Copa do Brasil. Enquanto o Cruzeiro conquistou seis títulos, sendo o maior campeão do torneio, o Atlético levantou a taça duas vezes.

Em função do regulamento da competição, que em muitos anos não permitia a participação de clubes brasileiros que estivessem na disputa da Copa Libertadores, os dois rivais têm número diferente de participações no torneio. Enquanto a Raposa disputou 27 edições da Copa do Brasil, o Atlético só ficou fora do torneio uma única vez, na edição de 1993.

Apesar disso, os times disputaram praticamente o mesmo número de jogos na história do torneio: o Cruzeiro entrou em campo 180 vezes e o Atlético 182.

A explicação para o número de partidas ser semelhante se deve ao fato de que, apesar de ter mais participações no torneio, o Galo chegou menos vezes que a Raposa até as fases finais da Copa do Brasil.   

Bola na rede

Já em número de gols marcados, a situação se inverte. O Atlético balançou as redes adversárias na competição 357 vezes, o que corresponde a uma média de 1,96 gols por partida. Já o Cruzeiro marcou 327 gols, média de 1,82 por confronto.

O Cruzeiro será o primeiro representante do Estado a entrar em campo na edição 2024 da Copa do Brasil: nesta quarta-feira (21), encara o Sousa, no estádio Marizão, na Paraíba, às 19h30.

Já o Atlético, por ter se classificado à Libertadores, entra na disputa da Copa do Brasil 2024 apenas na terceira fase da competição. 


Arquirrivais na Copa do Brasil:
 

Cruzeiro (27 participações)

  • 180 jogos: 88 vitórias, 49 empates, 43 derrotas
  • 327 gols marcados - média de 1,82 por partida


Atlético (34 participações)

  • 182 jogos: 93 vitórias, 39 empates, 50 derrotas
  • 357 gols marcados - média de 1,96 por partida