Sob nova direção

SAF do Cruzeiro com Pedrinho: quem chega e quem sai da administração Ronaldo

No processo de transferência das ações da SAF para Pedro Lourenço, Cruzeiro terá nova equipe gestora; confira quem sai e quem chega

Por Frederico Teixeira e Dimara Oliveira
Publicado em 29 de abril de 2024 | 11:49
 
 
 
normal

O anúncio da venda de 90% das ações da SAF Cruzeiro de Ronaldo Fenômeno para o empresário Pedro Lourenço deve ser oficializado ainda nesta segunda-feira (29), e os bastidores da Raposa seguem em ebulição. Em especial para a definição da nova equipe que atuará na gestão do clube celeste.

Dos dirigentes que integravam o staff de Ronaldo, apenas o CEO Gabriel Lima deve seguir no clube, mas somente durante um período de 'transição', para repassar a situação da SAF aos novos dirigentes escolhidos por Pedrinho BH.

Boa parte dos demais profissionais que vinham trabalhando na gestão do Cruzeiro devem seguir ao lado de Ronaldo, trabalhando agora exclusivamente no Real Valladolid, da Espanha, outro clube sob gestão do Fenômeno. 

Neste domingo (28), após a vitória de 3 a 1 sobre o Vitória, no Mineirão, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro, o diretor técnico Paulo Autuori fez um pronunciamento oficial, já se despedindo do clube, alegando "lealdade às pessoas e fidelidade ao projeto".

Já o ex-zagueiro Paulo André, que era responsável pela gestão estratégica da SAF, não se pronunciou de forma oficial, mas até já se despediu dos jogadores e integrantes da comissão técnica após a partida disputada no Mineirão.

Paulo André havia assumido interinamente o cargo de diretor de futebol do Cruzeiro na semana passada após a saída de Pedro Martins, que aceitou proposta do Vasco.

E daqui pra frente?

Novo gestor do Cruzeiro, Pedro Lourenço deseja as contratações de Alexandre Mattos para diretor de futebol e Vanderlei Luxemburgo.

Em princípio, o treinador recém-contratado Fernando Seabra deve ser mantido no cargo. Porém, Lourenço é amigo pessoal de Luxemburgo e manifestou a vontade de contratá-lo.

Aos 71 anos, Luxemburgo está sem clube desde setembro do ano passado, quando foi demitido pelo Corinthians. No Cruzeiro ele atuaria como uma espécie de manager (gestor de futebol), função ainda pouco conhecida no país que desempenha um elo importante entre o campo e a diretoria.

Alexandre Mattos, por sua vez, ganhou notoriedade na última década como um dos melhores diretores executivos de futebol do país. Na manhã desta segunda (29), ele se reuniu por mais de 2h30 com Pedro Lourenço na sede do Supermercados BH, em Contagem, quando o empresário oficializou a proposta para que ele assuma o cargo de diretor de futebol da Raposa.

Mattos ainda não comunicou oficialmente ao América a possível intenção de deixar o clube, onde exerce o cargo de diretor-executivo há apenas 20 dias. A reportagem de O TEMPO Sports apurou que ele deve conversar com os dirigentes do América ainda nesta segunda (29) ou, no mais tardar, na terça (30).

Já o cargo de CEO do Cruzeiro deve ficar com Pedro Júnior, filho mais velho de Pedro Lourenço, que já trabalha ao lado do pai na gestão da rede de supermercados da família.

Pedro Lourenço aguarda a chegada de Ronaldo à capital para acertar os últimos detalhes e sacramentar a compra da SAF do Cruzeiro. De acordo com o empresário, o Fenômeno deve desembarcar em Belo Horizonte ainda nesta segunda (29). 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!