Aos 20 anos, Gui Santos entra para a seleta lista de atletas brasileiros que foram selecionados no Draft da NBA, a principal liga de basquete do mundo. O atleta, que chegou no Minas Tênis Clube em 2018, quando tinha apenas 15 anos, foi o primeiro minastenita que saiu da base do clube para a NBA.
Pelo feito histórico, a diretoria do clube mineiro prestou, na última semana, homenagem ao ala-armador, que foi selecionado pelo atual campeão Golden State Warriors.
Em conversa com atletas da base, o jovem de 20 anos contou sobre sua trajetória até a NBA e destacou a importância de sua formação na base minastenista.
"Para mim, o que mais fez diferença foi a cobrança. Eu já tinha dentro de mim o que queria alcançar, mas, além disso, sempre houve uma cobrança saudável, porque enxergavam em mim o potencial, então nunca me deixavam na zona de conforto. Além disso, me davam os recursos necessários para evoluir. O Minas me abraçou muito, sempre me dando o melhor”, comentou o atleta.
Já o presidente do Minas, Ricardo Vieira Santiago, o presenteou com um quadro personalizado. O dirigente do clube também falou sobre a importância da trajetória de Gui Santos.
“Para nós é motivo de muito orgulho lançá-lo para o basquete mundial. Você passa pelo futuro do basquete. Espero que seja coroado de muito sucesso”, afirmou Santiago.
Já com a camisa do Golden State, Gui Santos participou de partidas da Summer League, um torneio de pré-temporada do basquete norte-americano. Na estreia, se destacou, marcando 23 pontos e 54% de sucesso em seus arremessos.