A estreia de Thiago Monteiro no Australian Open de 2023 ficará marcada pelas chances não aproveitadas e que fizeram a diferença na partida contra o francês Constant Lestienne, número 55 do mundo. O brasileiro teve três break points no primeiro set e mais três no segundo - incluindo um set point - mas não converteu nenhum e viu o rival abrir 2 sets a 0, dificultando demais as coisas. No fim, Lestienne triunfou por 6/3, 7/6 e 6/3, conquistando uma vaga na segunda rodada em Melbourne.
Foi a quinta participação de Monteiro no Australian Open, e o cearense continua com apenas uma vitória na chave principal em seu currículo. Ela veio em 2021, contra Andrej Martin (número 103 do mundo). Nos outros jogos, Thiago foi superado por Jo Wilfried Tsonga (2017), John Isner (2018), Andrey Rublev (2021) e Benoit Paire (2022).
Pigossi tem jogo de nove quebras
O Brasil terminou o primeiro dia do Australian Open sem vencer um set sequer, já que, após perder no qualifying e entrar na chave principal graças à desistência da espanhola Paula Badosa, a paulista Laura Pigossi, número 112 do mundo, foi também foi eliminada nesta segunda-feira (16).
A atleta de 28 anos foi superada pela norte americana Caty McNally (número 94 do ranking) em um jogo que teve muitos ralis, poucos winners e dez quebras de saque. McNally, que conquistou sete dessas quebras, fez 7/5 e 6/1.
Foi o segundo jogo da carreira de Pigossi na chave principal de um slam. No ano passado, ela teve vaga direta em Wimbledon e caiu diante da eslovaca Kristina Kucova por 7/5 e 6/0.
McNally vai enfrentar na segunda rodada a ucraniana Kateryna Baindl, que estreou com vitória sobre a russa Kamilla Rakhimova por 7/5, 6/7 e 6/1. A americana também está inscrita na chave de duplas, onde será parceira da brasileira Luisa Stefani. (Alexandre Cossenza - Folhapress)