O piloto monegasco Charles Leclerc conquistou a pole position do Grande Prêmio da Hungria, na manhã deste sábado (2 de julho). É a primeira vez que a Ferrari vai largar na primeira posição em uma corrida regular do Campeonato Mundial de 2025, sendo a 27ª pole de Leclerc e a primeira dele no Hungaroring. Oscar Piastri e Lando Norris, ambos da McLaren, completam as primeiras posições de largada.

George Russell, da Mercedes, larga na quarta posição, seguido por Fernando Alonso e Lance Stroll, ambos da Aston Martin. O brasileiro Gabriel Bortoleto também surpreendeu com o resultado na qualificação. O piloto da Sauber larga da 7ª posição, melhor colocação da carreira, logo a frente do atual campeão mundial, Max Verstappen. Liam Lawson e Isack Hadjar, da Racing Bulls, completam as dez primeiras posições.

Os pilotos Ollie Bearman, Lewis Hamilton, Carlos Sainz, Franco Colapinto e Kimi Antonelli ficaram fora do Q3, ocupando, respectivamente, da 11ª à 15ª posição de largada do GP da Hungria. O heptacampeão, que enfrenta uma temporada decepcionante em seu primeiro ano defendendo a Scuderia Ferrari, desabafou no rádio após a eliminação. "Toda vez, toda vez", declarou o inglês que, nas últimas classificações, sequer disputou o Q2.

O grid de largada é completo por Yuki Tsunoda, Pierre Gasly, Esteban Ocon, Nico Hülkenberg e Alexander Albon. 

Resultado surpreendente

Até mesmo o Leclerc se surpreendeu com o resultado, completando a volta mais rápida da qualificação em 1min 15,372s. "Eu não entendi nada hoje. Toda a classificação foi muito difícil, sem exagero. Foi difícil para entrar no Q2 e no Q3, quando tudo ficou bem difícil de uma forma geral. Eu sabia que tinha que fazer uma volta boa para ficar no terceiro lugar, mas acabei com a pole position", disse em tom bem-humorado ao ser entrevistado pela F1 TV. 

"Continuo sem palavras, é provavelmente uma das melhores poles que já conquistei na vida", declarou o monegasco. Sobre a corrida de domingo, largando a frente do líder e do vice-líder do Mundial de Pilotos de 2025, Leclerc afirmou que pretende "dar tudo" para manter a primeira posição e vencer o Grande Prêmio da Hungria. 

Última corrida

Vale lembrar que o australiano Oscar Piastri segue liderando o campeonato de Fórmula 1 de 2025, a frente do companheiro de equipe, Lando Norris, desde a vitória no Grande Prêmio da Bélgica. O pódio do circuito de Spa-Francorchamps foi completo por Norris e Charles Leclerc, da Ferrari. A vitória marcou o oitavo trunfo de Piastri na Fórmula 1, sendo a sexta do australiano nesta temporada.