O Campeonato Brasileiro de 2024 está chegando ao fim. E neste domingo (8), às 16h, muita coisa estará valendo nas dez partidas da 38ª rodada da competição. Entre elas, o título.

Com 76 pontos conquistados, o Botafogo é o líder da competição e depende apenas de si, na partida contra o São Paulo, no Estádio Nilton Santos, para ser campeão depois de 29 anos. Um empate já é o suficiente para o time comemorar o título dentro de casa.

Já o Palmeiras, que vem de dois títulos seguidos do Brasileirão, quer o tri. Com 73 pontos, Verdão precisa vencer o Fluminense, no Allianz Parque, e torcer para o Glorioso ser derrotado pelo rival. Neste cenário, a equipe de Abel Ferreira será campeã por ter uma vitória a mais que o Botafogo.

Botafogo foi o time que mais liderou o campeonato

Nas 37 rodadas anteriores, o Campeonato Brasileiro teve seis líderes diferentes. Alguns times deixaram a parte de cima da tabela e agora brigam para não cair, casos de Athletico-PR e Bragantino. Já Flamengo e Fortaleza até chegaram a disputar o título, mas não conseguiram manter o ritmo e terminaram o ano com vaga na Libertadores. Por fim, Botafogo e Palmeiras continuaram no topo e chegam com chances de serem campeões.

Destes seis, o Botafogo foi líder em 21 rodadas diferentes. A primeira vez foi na 4ª rodada, após vencer o Flamengo por 2 a 0. A derrota para o Bahia na rodada seguinte tirou a equipe do topo da tabela, posto que alcançou novamente na 9ª, após uma sequência de três vitórias consecutivas.

Nesta altura do campeonato, o Flamengo era o principal adversário do Fogão. Entre a 10ª rodada e a 23ª, os rivais do Rio de Janeiro foram os únicos times que ficaram na liderança em algum momento. O Fortaleza chegou ao primeiro lugar na 24ª rodada, mas foi ultrapassado na seguinte pelo Glorioso, que engatou uma sequência positiva.

Depois de três empates seguidos, contra Cuiabá, Atlético e Vitória, o Botafogo viu o Palmeiras liderar o campeonato pela primeira vez na 35ª rodada, após vencer o Atlético-GO. Neste momento, o filme de 2023, quanto os cariocas chegaram a abrir 13 pontos de vantagem em relação segundo colocado, terminaram em quinto e viram o Verdão ser campeão, parecia que ia se repetir.

Na rodada de número 36, na mesma semana em que o Botafogo disputaria o título da Libertadores contra o Atlético, as duas equipes se enfrentaram no Allianz Parque. Sem deixar espaço para dúvidas, o time da Estrela Solitária venceu o Palmeiras por 3 a 1 e reassumiu a ponta da tabela, faltando apenas dois jogos para o fim.

Gregore comemora gol contra o Palmeiras
Gregore comemora um dos gols da vitória contra o Palmeiras (Créditos: Vítor Silva / BFR)

O título até poderia chegar na penúltima rodada da competição. Mesmo fora de casa, o Botafogo venceu o Internacional por 1 a 0. Ao mesmo tempo, o Palmeiras começou perdendo para o Cruzeiro, mas a equipe conseguiu a virada com direito a um golaço de falta de Estêvão, ganhou por 2 a 1 e levou a decisão para este domingo.

Em 37 jogos, o Botafogo venceu 22, empatou dez e perdeu apenas cinco. O Glorioso está há 15 jogos sem perder na competição e ainda conquistou a Libertadores pela primeira vez no meio do caminho.

Já o Palmeiras venceu os mesmos 22 jogos, mas acabou empatando em sete oportunidades e foi derrotado oito vezes no Campeonato Brasileiro.