VÔLEI MASCULINO

Brasil e Cuba se enfrentam em duelo de estreia na Liga das Nações masculina

Maracanãzinho será palco da primeira semana de jogos da seleção brasileira, que ainda enfrenta Argentina, Sérvia e Itália

Por Débora Elisa
Publicado em 21 de maio de 2024 | 07:54
 
 
 

Depois das mulheres passarem pelo Maracanãzinho com 100% de aproveitamento, agora é a vez da seleção masculina de vôlei estrear na Liga das Nações (VNL). Nesta terça-feira (21), Brasil e Cuba se reencontram para a abertura da primeira semana para as seleções, na frente da torcida brasileira no Rio de Janeiro, às 21h.

Sem sombra de dúvidas, um dos grandes enredos da estreia do Brasil é o retorno do campeão olímpico Bernardinho ao cargo de técnico. Fora do comando da seleção masculina desde 2017, ele retorna nas vésperas dos Jogos Olímpicos de Paris. E nada melhor do que o cenário do título do Rio-2016 para embalar o grupo em busca de mais uma medalha.

Na VNL, um dos grandes objetivos é retornar ao pódio após dois anos sem medalha. Em 2021 o Brasil foi campeão, mas ficou em sexto lugar nos dois anos seguintes ao cair nas quartas de final.

Em solo carioca o grupo enfrenta os cubanos, sempre um adversário de peso, logo no primeiro jogo. Ao longo da semana, outros grandes clássicos, com um confronto quente contra a Argentina na sequência, um contra a Sérvia e, no domingo (26), um duelo histórico contra a Itália. Todos os jogos terão transmissão do Sportv2, com o último sendo mostrado, também, na Globo.

Elenco estrelado

Para voltar a conquistar um título de VNL e focar nos Jogos Olímpicos, o técnico Bernardinho fez sua primeira convocação pós-retorno com alguns nomes já conhecidos e outras jovens estrelas. Alguns atletas retornaram e foram surpresas na lista final. 

Na primeira competição, com 30 inscritos, 14 atletas são relacionados para cada jogo, dando maior liberdade aos técnicos. Para os Jogos de Paris, porém, lista reduzida com somente 12. Por isso, para lutar por uma vaga na Olimpíada, cada set importa.

Veja os convocados para a VNL

Levantadores: Bruninho, Cachopa e Matheus Brasília
Opostos: Darlan, Alan e Felipe Roque
Ponteiros: Honorato, Maurício Borges, Arthur Bento, Lukas Bergmann, Leal e Lucarelli
Centrais: Isac, Flávio, Otávio, Lucão e Judson
Líberos: Maique e Thales

Tabela da primeira semana da VNL

Rio de Janeiro (RJ)

  • 21/5 - 21h - Brasil x Cuba
  • 23/5 - 21h - Brasil x Argentina
  • 24/5 - 21h - Brasil x Sérvia
  • 26/5 - 10h - Brasil x Itália
Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!