O técnico José Roberto Guimarães é mais um brasileiro no Hall da Fama do vôlei mundial (IVHF). O resultado da votação, que envolve todos os membros vivos do IVHF e torcedores da modalidade, foi divulgado nesta terça-feira (21).

Tricampeão olímpico, Zé Roberto fez história tanto na seleção masculina quanto na feminina, que comanda há duas décadas. Ele é o único treinador do mundo a conquistar o ouro em olimpíadas nos dois naipes. Com o elenco em 2024, se prepara para mais uma campanha olímpica, em Paris, em busca do tetra.

Além de Zé Roberto, a ex-jogadora Ana Paula Henkel também conquistou vaga no Hall da Fama. Ela tem longa história tanto nas quadras quanto nas areias, mas a vaga no IVHF veio pelas suas conquistas no vôlei de praia. Ana Paula foi bicampeã do Circuito Mundial. Com a adição dos dois, agora o Brasil chega a 24 membros induzidos.

A cerimônia de entrega dos diplomas será em 19 de outubro deste ano, na cidade de Holyoke, em Massachusetts, nos Estados Unidos. O local considerado o berço do voleibol mundial.

Hadi Rezaei (IRÃ), do vôlei sentado, Regla Bell (CUB), do vôlei feminino, Andrea Zorzi (ITA), do vôlei masculino, Tim Hovland (EUA), no vôlei de praia, Guiuseppe Panini (ITA), entre os líderes, Juan Angel Pereyra (ARG) e Sue Lemaire (EUA), árbitros, fecham a lista dos novos membros do Hall da Fama do vôlei mundial.