Em confronto digno de uma grande decisão, o Itambé Minas buscou reação impressionante e superou o Joinville na final da Copa Brasil de vôlei. No duelo deste domingo (16) na Arena Multiuso, em São José (SC), a equipe da Rua da Bahia perdeu os dois primeiros sets, mas se reergueu na sequência e conquistou o título. O Minas sacramentou o triunfo em 3 sets a 2 (26/28, 23/25, 25/21, 25/18 e 16/14) e fatura o bicampeonato da competição, que já havia vencido em 2022.
A partida em São José justificou a importância do embate. Com alternâncias no placar, ataques espetaculares, defesas praticamente impossíveis, pedidos de tempo em momentos cruciais, muita tensão e entrega dos jogadores, a disputa durou 3h26.
O ponteiro Paulo, do Minas, foi eleito o melhor em quadra e ficou com o Troféu Viva Vôlei. O camisa 7 também foi o maior pontuador, com 28 pontos.
"Estou extremamente feliz, com um jogo muito bom, muito equilibrado e decidido nos detalhes. Sair daqui campeão contempla um trabalho muito longo que a gente vem fazendo na temporada", celebra Paulo.
Com a vitória, o Minas garantiu a vaga no Campeonato Sul-Americano 2026 e na Supercopa do Brasil.
Sequência
O Itambé Minas volta a jogar no próximo sábado (22), quando recebe o Neurologia Ativa, às 11h, na Arena UniBH, pela sexta rodada do returno.
A equipe da Rua da Bahia está em terceiro lugar na Superliga, com 35, mesma pontuação do Vôlei Renata, mas tem um jogo a menos do que o time paulista. O Sada Cruzeiro lidera a disputa, com 42.
Minas é bicampeão ou tri da Copa Brasil de vôlei
O título do Itambé Minas sobre o Joinville foi o segundo da Copa Brasil na história do Clube, que teve sua primeira edição em 2007. Em 2022, o time minastenista ergueu a taça do torneio ao vencer o Vôlei Renata, por 3 sets a 0, em Blumenau (SC).
No entanto, durante os anos 80, o Minas patrocinado pela montadora Fiat, foi campeão em 1982, de um torneio nacional, realizados aos mesmos moldes da Copa Brasil, hoje, de forma invicta, ao superar as equipes Pirelli, Atlântica Boa Vista e Fluminense, além de vencer o Atlético no Mineirinho, em Belo Horizonte (MG). Por isso, o time minastenista considera 12 títulos nacionais e ainda tem três troféus continentais.