Nesta sexta-feira (5/9), sete times iniciam a campanha no Campeonato Mineiro de Vôlei masculino. O atual campeão Sada Cruzeiro é desafiado por Itambé Minas, Praia Clube, Araguari Vôlei, JF Vôlei, Montes Claros e Monte Carmelo na competição estadual mais eletrizante do voleibol brasileiro.

Disputado em turno único na fase classificatória e playoffs no estilo ‘final four’, o Campeonato Mineiro mais uma vez terá a decisão no histórico Mineirinho, nos dias 10 e 12 de outubro.

Sada Cruzeiro defende hegemonia

Após 14 títulos consecutivos, o Sada Cruzeiro tenta se manter no topo de Minas Gerais. Com base sólida no elenco que na temporada anterior venceu também a Superliga, o Sul-Americano e o Mundial de Clubes, o time celeste garantiu a renovação da maioria dos atletas, realizando contratações pontuais para substituir algumas saídas.

Entre as novidades estão o levantador Gustavo, que veio do Praia Clube, e o ponteiro Wilian Doardo, ex-Minas. Da base, foi promovido o líbero João Centola, que vai complementar o trabalho do titular Alê. Para o início do Campeonato Mineiro, o técnico Filipe Ferraz não terá o levantador Matheus Brasília à disposição, já que o atleta está com a seleção brasileira que disputará o Mundial entre os dias 12 e 28 de setembro.

“A gente sempre não em números. Se é o 15º, 16º, o que for, a gente pensa é o nosso trabalho. Eu falei para eles que o que eles fizeram ano passado, se a gente pensar em fazer igual, não vai ser legal para nós, não vai ser interessante e não vamos conseguir os mesmos resultados. A gente precisa de mais”, comentou o técnico Filipe Ferraz, que vai para a quinta temporada à frente da comissão técnica.

“O Campeonato Mineiro já é uma aprovação para nós. Defender, se é não defender o título é uma coisa, mas nós vamos ir para cima com tudo, como o Sada Cruzeiro vem todo ano. Se Deus quiser vamos estrear bem contra o Monte Carmelo”, comentou o técnico. A estreia do Sada Cruzeiro é nesta sexta-feira (5/9), às 20h.

Itambé Minas chega reformulado

Finalista desde 2008, o Itambé Minas chega, mais uma vez, para quebrar um tabu de quase duas décadas sem este título. Com muitas saídas e chegadas, o elenco minastenista está bastante reformulado, inclusive em posições que o torcedor não via outros jogadores há muito tempo.

A grande saída é o líbero Maique, que deve ser anunciado pelo Guarulhos Vôlei. Também se despediram Paulo, Wilian e Isac, fazendo com o que o Minas tenha que repor peças importantes. Atual campeão da Copa Brasil, o técnico Guilherme Novaes tem a missão de voltar a colocar o time minastenista no pódio, e o Campeonato Mineiro é uma ótima preparação.

“É uma temporada muito desafiadora, na qual jogaremos cinco competições oficiais. Nosso time está fortalecido com a chegada de alguns atletas nessas últimas semanas e agora temos um grupo muito competitivo. Ainda temos a evoluir, o que é natural em início de temporada”, analisou o treinador. O primeiro jogo do Itambé Minas é também nesta sexta-feira (5/9), contra o Montes Claros, na Arena UniBH, às 19h.

Praia Clube preparado para o Mundial

Na última temporada, o time de vôlei masculino do Praia Clube foi longe, ficando com a medalha de prata no Sul-Americano de Clubes e conquistando a vaga para o Mundial. Para bater de frente com os melhores times do mundo, o time de Uberlândia se reforçou ainda mais, levando nomes de peso para o Triângulo Mineiro.

Isac Viana, Resley, Paulo e Celestino são só alguns nomes que se unem ao elenco aurinegro para as competições da temporada 25/26, mostrando que o clube quer repetir no masculino o sucesso que tem com o projeto feminino.

“As nossas expectativas são sempre as melhores. A diretoria e o André Lélis se esforçaram para reforçar o time para essa temporada. Trouxemos caras interessantes, com experiência, demos um ‘up’ no time e isso elevou o sarrafo”, falou o técnico Fabiano Magoo. O novo capitão Isac, tetracampeão Mundial, citou a alegria em fazer parte desse novo projeto, e destacou a temporada de sucesso que o Praia teve no ano passado.

“A expectativa é grande. Cheguei em um novo clube, um clube desse tamanho, então a expectativa é de grandes conquistas. Foi uma temporada de encher os olhos de qualquer um que gosta de voleibol e agora chega ainda mais forte. Então eu estou muito feliz de fazer parte e respira fundo que vamos alcançar nossos objetivos”, avaliou.

Desafiantes ‘do interior’

De fato, o Campeonato Mineiro é um dos mais fortes do país, não é à toa que a Superliga A desta temporada terá seis times mineiros entre os 10 melhores do Brasil. Recém-promovidos à elite nacional, JF Vôlei e Monte Carmelo terão uma preparação importante no campeonato estadual, assim como o Montes Claros e o Araguari Vôlei, que disputarão a Superliga B em busca do acesso.

Alguns nomes são bastante conhecidos nos elencos, como Lukinhas, agora em Montes Claros, Pedrinho e Temponi no Araguari, além de Pilan e Ruivo na equipe de Juiz de Fora. 

“A equipe tem evoluído dia após dia e treino após treino. Tivemos amistosos muito bons contra o Sada na casa deles, nos quais pudemos tirar muitas conclusões. Cada vez mais vamos acertar o time daqui para frente. O Mineiro é muito desafiador, mas vamos buscar novamente o ‘final four’”, declarou o técnico André Silva, do JF Vôlei.

“Campeonato Mineiro é muito difícil, uma mini Superliga, que a gente brinca”, falou o levantador Juninho, do Montes Claros. “O desafio continua o mesmo. O Mineiro ainda não é o foco total, mas queremos fazer um bom campeonato, uma boa estreia, que será um bom presságio na Superliga. A gente quer fazer história e subir esse time merecedor de jogar uma Superliga A”, concluiu.

Transmissão e tabelas

Mais uma vez, O TEMPO Sports vai ser a casa do Mineiro de Vôlei, com a transmissão dos principais jogos ao vivo e gratuitamente pelo YouTube. Clique aqui para ver a tabela completa da competição.