Uma vitória para dar confiança e mostrar o potencial da seleção brasileira feminina de vôlei. O time do técnico José Roberto Guimarães venceu, nesta terça-feira, a Rússia, na estreia do Torneio de Montreux, na Suíça. A vitória por 3 a 1 (24/26, 25/21, 25/21 e 25/23) teve a ponta Gabi como um dos destaques. A ponta do Minas anotou 18 pontos e contribuiu para o time ir bem no primeiro compromisso do tradicional torneio, que serve de preparação para o Mundial. O principal compromisso da temporada acontecerá no Japão entre 29 de setembro e 20 de outubro.
“Foi uma boa estreia. A Rússia é uma equipe de tradição e evoluiu nos últimos torneios. Fiquei muito feliz de voltar a disputar uma partida pelo Brasil e principalmente pela vitória. Agora vamos descansar porque amanhã temos mais uma partida difícil contra a Polônia”, disse a líbero Suelen, que tenta reencontrar o melhor ritmo de jogo após cirurgia na mão. O jogo marcou, ainda, a reestreia da ponta Fernanda Garay pela seleção.
Depois de perder o primeiro set, o Brasil diminuiu os erros e contou com eficiência defensiva para virar o placar. “Estou feliz porque estrear com vitória é sempre positivo. A Rússia tem um time alto e felizmente depois do primeiro set conseguimos ajustar a relação entre o bloqueio e a defesa. Também passamos a atacar com mais consciência. O nosso conjunto funcionou muito bem. Foi um bom começo”, destaca a central Carol.
Nesta quarta-feira, às 16h15, o Brasil encara a Polônia, antes de pegar Camarões na quinta-feira. Os jogos estão sendo transmitidos pelo canal ESPN Extra e Watch ESPN. As duas melhores da chave se classificam para as semifinais. No outro grupo estão Suíça, China, Turquia e Itália.