Com direito a torcida personalizada para o ponta López, do Sada Cruzeiro, a seleção masculina de vôlei de Cuba se garantiu, pela primeira vez na história, na Liga das Nações (VNL).
Na madrugada deste domingo, o time caribenho, comandado pelo jogador do Cruzeiro, venceu a Turquia por 3 a 1 (25/17, 23/25, 25/20 e 25/20), em Seul, na Coreia do Sul, na decisão da Copa Challenger.
López foi o grande nome do jogo ao terminar a partida com 20 pontos. Ao final do jogo, imagem da transmissão mostrou um torcedor local com cartaz de homenagem ao jogador.
O time cubano conta com conhecidos do vôlei brasileiro, a exemplo do levantador Goide, que atua no BRB Brasília (DF). Outro nome é de Simon, que defendeu o Sada Cruzeiro, mas o central não pôde participar após testar positivo para a Covid-19.
O também central Osoria foi outro desfalque na competição, pelo mesmo motivo de Simon. O ponta Yant, do Lube Civitanova (ITA), lesionado, foi outra ausência, mostrando que o time cubano, com todas suas peças à disposição, será uma 'pedra no sapato' dos gigantes.
Cuba está no mesmo grupo do Brasil no Mundial, que vai acontecer na Polônia e Eslovênia entre 26 de agosto e 11 de setembro. Catar e Japão completam o grupo.
SIM, CUBA ESTÁ DE VOLTA A ELITE DO VOLEIBOL! 🏆
— R&V(olleyball) (@civilwards) July 31, 2022
Cuba conquista a Challenger Cup ao vencer a Turquia por 3-1. E com isso, ganha o direito de jogar a VNL pela primeira vez em sua história. A tradicional equipe está de volta à elite.
VNL AQUI VÃO ELES! ✈️ 🇨🇺 pic.twitter.com/Zfi3Qa3guU