No último domingo (18), o Gerdau Minas colocou o quinto título do Sul-Americano de Clubes na prateleira, sendo o terceiro dele sob a tutela do técnico italiano Nicola Negro. O jogo do título, porém, não foi sem dificuldades, mas, como todo time campeão, o Minas precisou achar uma forma de se reinventar no momento de dificuldade para vencer.

E uma das histórias deste duelo foi a da oposta Kisy, atual MVP da Superliga, que jogou 'no sacrifício' e permaneceu em quadra até o fim, mesmo com dores no joelho. A central Carol Gattaz chegou a entrar como oposta durante uma inversão de 5-1 promovida pelo comandante Nicola. Em conversa com O TEMPO Sports, o treinador explicou os motivos de deixar a jovem oposta em quadra e de utilizar a capitã nessa posição, que não é a sua de origem.

"Foi uma escolha arriscada, mas que deu certo. Preferimos ficar com a Kisy, que não estava 100%, e acho que foi evidente isso. Sabemos disso, porque nosso elenco é um pouco limitado nas laterais este ano. Preferi ter a Annie (Mitchem) ainda de opção como ponteira se acontecesse algo no ataque, e a Larissa (Fortes) também, para fazer o fundo de quadra, como ela fez. Aí usamos a inversão com a Carol (Gattaz), que era uma opção tática diferente. Deu certo", afirmou Nicola Negro, explicando sua linha de pensamento. Vale lembrar que, no voleibol, uma atleta reserva que substituiu uma titular não pode, posteriormente, substituir outra em uma posição distinta dentro do mesmo set.

Mesmo o confronto marcando altos e baixos no jogo minastenista, o técnico Nicola afirma que ficou satisfeito no apito final. Inclusive, o comandante relacionou o duelo com a própria temporada, que também está repleta de desafios.

"O jogo contra o Praia foi um pouco a fotocópia da temporada. Estávamos perdendo por 2 a 0 e tenho que ser sincero, desta vez eu estava confiante mesmo quando a gente estava em uma situação complicada de 0x2, porque o time trabalhou muito bem na fase break. O bloqueio e a defesa (funcionaram) desde o começo, e nosso problema estava sendo o ataque. Dentro de mim eu pensava: 'não pode ser que vamos continuar assim. Uma hora o ataque vai aparecer'. E apareceu no início do terceiro set e segunda metade do jogo. Conduzimos sempre com regularidade, foi uma ótima segunda parte do jogo e foi um título merecido", analisou Nicola Negro.