O Dentil Praia Clube, de Uberlândia, prepara-se para estrear na próxima quarta-feira (14) no Mundial de Clubes de vôlei feminino, em Antalya, na Turquia. A equipe mineira integra o Grupo A, ao lado do Conegliano, da Itália, e do Eczacibasi, um dos times da casa.

O técnico do Praia, Paulo Coco, afirma que o objetivo é chegar ao mata-mata, mas considera que, de certa forma, isso seria uma surpresa. Ele aponta os outros dois integrantes do grupo (e, consequentemente, adversários nesta primeira fase) como alguns dos favoritos ao título.

"Nós pegamos uma chave difícil, com dois grandes times da Europa que são verdadeiras seleções, têm muitas estrangeiras. São times acostumados a disputar a ponta dos campeonatos de seus países e da Champions League. É uma dificuldade muito grande, mas, ao mesmo tempo, uma oportunidade de a gente mostrar crescimento, mostrar que a gente tem nível para estar nesse campeonato", afirma o treinador.

"Vamos jogar como franco-atiradores. Quem sabe a gente pode surpreender e buscar uma vaga na semifinal", completa o comandante do Praia, que chegou ao Mundial por ter sido vice-campeão Sul-Americano.

Para ele, dos seis times que disputam o torneio, três dispontam como principais candidatos ao troféu. "Eu acredito que os favoritos são as equipes da Turquia (Eczacibasi e VakifBank) e o Conegliano. São as equipes que têm grandes jogadoras, de diversos países."

O Praia estreia no Mundial nesta quarta-feira (14), às 10h30 (de Brasília), contra o Eczacibasi. Na quinta (15), no mesmo horário, encerra a primeira fase diante do Conegliano.

Fórmula de disputa

Seis times, divididos em dois grupos, brigam pelo título do Mundial de Clubes. Os dois melhores de cada grupo avançaram para as semifinais.

Grupo A

Dentil Praia Clube
Conegliano (Itália)
Eczacibasi (Turquia)

Grupo B

Gerdau Minas
VakifBank (Turquia)
Kuanysh (Cazaquistão)